O presidente Lula da Silva (PT) deve passar esta segunda-feira (21) no Palácio da Alvorada, em Brasília – residência oficial da Presidência. Lula ainda se recupera do acidente doméstico sofrido no último sábado (19), quando teve um ferimento na cabeça.
No domingo (20), o governo informou que a viagem de Lula à Rússia para a Cúpula do Brics tinha sido cancelada. O presidente participará do evento por videoconferência, e a delegação oficial será comandada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Nas previsões anteriores, o roteiro da viagem reservava esta segunda para a chegada a Kazan e reuniões com assessores (para fechar os discursos e se preparar para o evento).
Até as 7h30 desta segunda, a agenda oficial de Lula não indicava compromissos oficiais. Segundo um dos médicos que acompanha a saúde do presidente, Lula deve passar o dia no Alvorada.
O presidente fez exames no hospital Sírio-Libanês em Brasília na noite de sábado (19), logo após a queda, e também na manhã de domingo (20). Não há novos exames previstos para esta segunda.
Queda no Alvorada e ferimento na nuca
Segundo o boletim médico divulgado neste domingo, Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês com um “ferimento corto-contuso em região occipital” – ou seja, um corte na região da nuca.
Os médicos avaliaram que o caso não é grave. Mas, por precaução, o cardiologista Roberto Kalil Filho orientou Lula a não fazer viagens de longa duração.
A equipe médica informou que o presidente levou cinco pontos no ferimento. Ele foi liberado após o curativo para retornar ao Palácio da Alvorada e não chegou a ficar internado.