O líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento, lançará uma nova cartada segundo Bela Megale, do O Globo, em busca do apoio do governo Lula na disputa pela presidência da Casa. O deputado vai apresentar, em encontros com lideranças e parlamentares da bancada do PT, um mapa de votações da sua legenda sob seu comando.
O foco é jogar luz em votações caras ao governo federal em que o União Brasil teve papel importante, como a aprovação da Reforma Tributária. Nesta votação, o PT contribuiu com 67 votos e o partido de Elmar, com 48. O levantamento, feito pela liderança do União, traz comparações com o PSD, do adversário na disputa pela presidência da Câmara, Antonio Brito (PSD), que somou 39 votos, e o Republicanos, de Hugo Motta, com 36 votos entregues.
Motta passou a ser o principal nome que o líder do União tenta derrotar, após se tornar a escolha defendida por Arthur Lira (PP) para sucedê-lo, no lugar de Elmar.
Outras votações que integram a planilha que serão exploradas pelo deputado incluem as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) da transição e da reforma tributária e os projetos de lei do ensino médio, arcabouço fiscal, bets, entre outros. Nesses projetos, o PT entregou 733 votos e o União Brasil, 500. PSD e Republicanos entregaram 432 e 334, respectivamente.
Com a planilha, Elmar tenta minimizar a desconfiança dos petistas sobre ele, já que o deputado também apoiou diversas pautas contrárias aos interesses do governo Lula. A sua bancada foi a favor do marco temporal para a demarcação das terras indígenas, atuou como oposição na CPI do MST e ajudou a derrubar o decreto presidencial que atualizava o marco do saneamento básico.