Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (16) aponta que a atual prefeita de Campo Grande (MS), Adriane Lopes (PP), tem 42% das intenções de voto no segundo turno contra a ex-deputada Rose Modesto (União), que aparece com 39%. A margem de erro é de três pontos.
A atual prefeita terminou o primeiro turno com ligeira vantagem sobre a adversária: teve 31,6% dos votos válidos, contra 29,5% para Modesto. A diferença foi de cerca de 9 mil votos.
Lopes é a candidata apoiada pela ex-ministra da Agricultura no governo Bolsonaro, Tereza Cristina (PP). No segundo turno, ela já atraiu o apoio do PSDB, partido do governador Eduardo Riedel, e do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro. Riedel e Bolsonaro, que tinham embarcado na candidatura de Beto Pereira (PSDB) no primeiro turno, já gravaram vídeos pedindo voto na atual prefeita.
Modesto, por sua vez, tem apostado principalmente na vinculação ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), seu colega de partido, que já fez mais de uma manifestação em apoio à sua candidatura. A ex-deputada também chefiou a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) no governo Lula, e deixou o cargo para cumprir o período exigido pela legislação eleitoral.
Ela tem evitado, porém, se associar ao governo federal; o PT declarou não ter sido procurado por nenhuma das candidaturas, e decidiu ficar neutro no segundo turno de Campo Grande.
A Quaest entrevistou 852 eleitores na capital sul-mato-grossense entre domingo e esta terça-feira. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo MS-02675/2024. O nível de confiança é de 95%.
Espontânea
A Quaest também pesquisou a intenção de votos espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores durante a entrevista. Pela margem de erro, as duas candidatas também estão empatadas tecnicamente. Veja o resultado:
- Adriane Lopes (PP): 35%
- Rose Modesto (União Brasil): 30%
- Indecisos: 30%
- Branco/nulo/não vai votar: 5%
Decisão do voto
A pesquisa apontou que 77% dos entrevistados estão totalmente decididos a votar, enquanto 23% afirmaram que podem mudar o voto.
Entre os eleitores de Adriane Lopes (PP):
- Totalmente decidido a votar: 82%
- O voto ainda pode mudar: 18%
Entre os eleitores de Rose Modesto (União Brasil):
- Totalmente decidido a votar: 74%
- O voto ainda pode mudar: 26%