O deputado federal Capitão Alden (PL-BA) voltou a criticar, na última segunda-feira (14) em entrevista ao programa Fora do Plenário, da rádio Salvador FM, a escalada da violência na Bahia. E o parlamentar minimizou os dados apresentados pela Secretaria de Segurança Pública no balanço parcial de janeiro a setembro de 2024.
De acordo com os registros da pasta, Salvador, a Região Metropolitana (RMS) e o interior do estado apresentaram reduções de 15%, 21% e 10,5% das mortes violentas, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano passado.
“Todos os índices que a SSP apresenta, inclusive hoje saiu matéria apontando os alguns índices de redução da criminalidade, são pífios. Você pega um dado sobre assassinatos, 3.800 assassinatos no ano passado e este ano houve uma redução de 12%, aproximadamente 350 a 400 mortes a menos que o mesmo período em relação ao ano passado. Vocês vão ver no final do ano, ou em janeiro do ano que vem, no balanço vocês vão ver que a média é esta mesmo, de 10% a 12% e o governo soltando fogos, como se isso fosse uma redução esplêndida”, criticou.
Ainda conforme ressaltou Capitão Alden, que é um dos maiores apoiadores da corrente bolsonarista na Bahia, em 17 anos, mais de 90 mil homicídios foram registrados na Bahia, posicionando o estado nos últimos cinco anos como o mais violento do país.