A vereadora Marta Rodrigues (PT) defendeu, na sessão ordinária desta última segunda-feira (14), no Pinga-Fogo, um amplo debate sobre o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), Projeto de Lei nº 159/2024, de autoria do Executivo Municipal. Ela disse estar preocupada com a possibilidade de aumento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), posicionando-se contra qualquer elevação.
“É uma peça densa, e já estamos estudando a matéria”, afirmou Marta Rodrigues. Em sua análise preliminar, haverá um aumento do IPTU de 12%, maior que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 4%. A vereadora também pediu esclarecimentos ao prefeito Bruno Reis sobre o IPTU. O PLOA estima a receita e fixa a despesa no montante de R$ 12.598.614.000,00, refletindo, em relação ao ano de 2024, um crescimento da ordem de 7%.
Já o vereador Sílvio Humberto (PSB) fez um discurso em defesa da juventude soteropolitana. Ele condenou a morte de jovens negros em razão da violência urbana. Como solução, defendeu “investimentos em educação pública de qualidade, colocando a juventude no centro das políticas públicas”. Encerrou sua fala assegurando que “talentos florescem com educação pública de qualidade”.
Os resultados das eleições também voltaram ao centro dos pronunciamentos. Os vereadores Luiz Carlos (Republicanos), Anderson Ninho (PDT), Randerson Leal (Podemos) e Fábio Souza (PRD) comentaram as dificuldades em conseguir a reeleição.
“Foi uma eleição muito difícil, e a luta continua para quem não conseguiu renovar o mandato. Agradeço às comunidades de 7 de Abril, Jardim Nova Esperança e Paripe”, afirmou Fábio Souza.
Os trabalhos da 48ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura foram conduzidos pelo 1º secretário da Mesa Diretora, vereador Isnard Araújo (PL). Após a sessão, os vereadores participaram de uma reunião do Colégio de Líderes, no Salão Nobre da Casa.