O presidente Lula da Silva (PT) lamentou na noite deste último domingo (13) a morte do empresário e publicitário Washington Olivetto.
Em uma rede social, Lula relembrou a carreira de Olivetto e afirmou que o publicitário é “talvez o mais célebre nome da nossa propaganda”.
O publicitário morreu neste domingo, aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado no Hospital Copa Star, na Zona Sul da capital fluminense, e deixa a esposa, Patrícia Viotti, e três filhos: Homero e os gêmeos Antônia e Theo.
Ícone da publicidade mundial, Washington Olivetto deu luz a uma série de propagandas emblemáticas, como os famosos comerciais da Bombril, estrelados pelo “Garoto Bombril”, e as duas únicas peças brasileiras presentes na lista global dos 100 maiores comerciais de todos os tempos.
Olivetto começou a carreira, aos 18 anos, como redator. Em 1986, fundou uma agência de publicidade, a W/Brasil (hoje, W/McCann).
Ao longo da carreira, Washington Olivetto se tornou um dos profissionais mais premiados da área. Conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes. No festival Profissionais do Ano, organizado pela Rede Globo, ele foi o criativo mais premiado dos últimos 30 anos.
Também foi nomeado um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media Internacional. Por duas vezes, ele foi eleito o publicitário do século pela Associação Latino-Americana de Publicidade (ALAP).