quinta-feira 21 de novembro de 2024
Cirurgiões da Escola de Medicina da Universidade de Maryland transplantam o coração de porco em humano nos EUA. (Crédito: L'école de médecine de l'université du Maryland/AFP/Arquivos)
Home / NOTÍCIAS / Seis pacientes testam positivo para HIV após receberem órgãos transplantados
sexta-feira 11 de outubro de 2024 às 13:06h

Seis pacientes testam positivo para HIV após receberem órgãos transplantados

NOTÍCIAS, SAÚDE


Seis pessoas que aguardavam na fila do transplante da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro receberam órgãos contaminados pelo HIV e agora testaram positivo para o vírus, em um episódio inédito no Brasil. A informação foi inicialmente divulgada nesta sexta-feira (11) pela BandNews FM. A Polícia Civil do Rio investiga o caso, além do Ministério da Saúde.

“Esta é uma situação sem precedentes. O serviço de transplantes no Estado do Rio de Janeiro sempre realizou um trabalho de excelência e, desde 2006, salvou as vidas de mais de 16 mil pessoas”, diz a secretaria em nota.

O governo estadual diz que houve erro do PCS Lab Salame, uma unidade privada que fica em Nova Iguaçu e foi contratada pela secretaria em dezembro do ano passado para fazer a sorologia dos órgãos doados. O processo foi uma licitação emergencial de R$ 11 milhões.

A Coordenadoria Estadual de Transplantes e a Vigilância Sanitária Estadual interditaram o laboratório. Segundo a Anvisa, o PCS não tinha kits para realização dos exames de sangue nem apresentou documentos comprovando a compra dos itens. Há suspeita que os testes nem sequer tenham sido feitos e que os resultados foram forjados.

Entre os transplantes feitos estão os de rins, fígado e coração, segundo a BandNews. O primeiro caso foi notificado no dia 10 de setembro. O exame para HIV de dois doadores havia dado negativo quando eles morreram mas eles eram soropositivos. O paciente que recebeu um coração apresentou sintomas e reações nove meses depois. Após vários exames, ele testou positivo para o vírus HIV.

Outros doadores estão sendo testados pelo Hemorio para saber se há mais casos.

Veja também

Novo Porsche Macan elétrico chega ao Brasil com autonomia de até 443 km

A segunda geração do Porsche Macan desembarcou no mercado nacional. Após dez anos de vida, o modelo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!