O deputado estadual Eduardo Salles (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), uma moção de aplausos ao médico e cientista baiano Estácio Ferreira Ramos, agraciado com o Green Apple Award. O parlamentar solicitou à Mesa Diretora que incluísse a homenagem na Ata dos Trabalhos da Casa.
No documento, o progressista manifestou sua alegria, explicando que o Green Apple Award é uma das mais importantes chancelas internacionais de boas práticas ambientais e de sustentabilidade. Segundo ele, os 12 anos de estudo e pesquisa sobre o microbioma da Mata Atlântica Brasileira renderam ao médico e cientista baiano Estácio Ferreira Ramos a premiação.
“Estácio dedicou-se por mais de uma década a pesquisar biossoluções para problemas ecossistêmicos, a partir de microrganismos, no microbioma. A pesquisa do médico baiano concorreu com outros 1.200 projetos de todo o mundo. Além da premiação, Estácio será condecorado com o título Green World Ambassador, conferido todos os anos àqueles que se destacam na proteção do planeta”, registrou Eduardo Salles.
O legislador acrescenta que o projeto do cientista, intitulado MicroBio.World, transforma microrganismo da floresta em biotecnologia para aplicar em diversas áreas, entre elas a despoluição do ar e da água, enriquecimento do solo e a captura de carbono. O trabalho do cientista, ressaltou Salles, rendeu ainda o livro chamado Simbiontes, que pode ser baixado gratuitamente na Internet.