A eleição municipal de Inhaúma, no interior de Minas Gerais, terminou com um empate numérico entre os dois candidatos à prefeitura concorrentes nas eleições municipais deste domingo (6).
Tanto Zula (Republicanos) quanto Carlinhos (Solidariedade) receberam exatamente 2.434 votos cada um, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A situação vivenciada em Inhaúma, que possui uma população de 6.239 habitantes segundo o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), é prevista na legislação eleitoral.
O que acontece em caso de empate?
De acordo com o Artigo 110 da Lei 4.737, de 15 de julho de 1965, o desempate em eleições é decidido em favor do candidato mais velho.
Com isso, Zula, que tem 62 anos, foi eleito no município, enquanto seu adversário, Carlinhos, com 42 anos, ficou em segundo.
Não é a primeira vez que isso acontece
O exemplo mais recente ocorreu em 2020, no município de Caraúbas (PB), onde Silvano Dudu (União) e Nerivan (MDB) tiveram 1.761 votos cada um. Silvano Dudu, que já era prefeito, foi reeleito por ser mais velho. Nas eleições municipais de 2024, Nerivan Gari (MDB) foi eleita neste domingo (6) com 54,58% dos votos válidos.