quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: TSE
Home / DESTAQUE / Eleições 2024: saiba como justificar o voto em caso de ausência no primeiro turno
domingo 6 de outubro de 2024 às 11:19h

Eleições 2024: saiba como justificar o voto em caso de ausência no primeiro turno

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


No Brasil, o voto é obrigatório para os eleitores maiores de 18 anos e menores de 70. Fora dessa faixa etária, o voto é facultativo. Mas, se você não estiver no seu domicílio eleitoral no dia 6 de outubro durante o horário da eleição (das 8h às 17h) ou não poder comparecer ao local de votação por algum motivo, uma justificativa para a falta deve ser feita, caso contrário, você ficará com débito na Justiça Eleitoral.

A justificativa deve ser feita no dia da eleição ou em até 60 dias após cada turno da votação de forma online ou presencial, confira:

Justificativa no dia da eleição

  • No e-Título, aplicativo móvel que permite obter a via digital do título eleitoral. Ele está disponível para download nas plataformas Android e iOS;
  • Requerimento de Justificativa Eleitoral: Nas Tribunas Tribunais Regionais Eleitorais e pelos Cartórios Eleitorais. O documento deve ser assinado e entregue presencialmente. O eleitor precisa levar um documento original que contenha foto.

Importante: o aplicativo e-Título só ira funcionar no dia do primeiro turno caso tenha sido instalado ou atualizado até o dia 5 de outubro, e seu acesso está disponível somente para quem está com o título eleitoral regular ou suspenso.

Justificativa pós eleição

  • e-Título: fácil e prático, também pode ser utilizado para justificativa pós eleição;
  • Sistema Justifica: online, pode ser acessado nos Portais da Justiça Eleitoral;
  • Cartórios eleitorais: o requerimento de justificativa pode ser entregue presencialmente nos cartórios eleitorais junto com um documento de identidade oficial com foto.

Caso a justificativa não seja aceita, será necessário quitar o débito com a Justiça Eleitoral, no valor de R$ 3,51. Os eleitores que tiverem a justificativa aceita não precisam pagar nenhum valor, e ela será registrada no histórico do título do cidadão.

Consequências para quem não justificar em caso de falta na votação

O eleitor deverá pagar uma multa de R$ 3,51 por cada turno de eleição. Para verificar a existência débito, você pode acessar este link.

Veja também

Bolsas da Europa operam em baixa após Rússia disparar poderoso míssil contra Ucrânia

As bolsas da Europa apresentaram instabilidade na primeira etapa do pregão desta quinta-feira (21), mas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!