Técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), órgãos administrados pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), participam, nesta terça e quarta-feira (4 e 5), da segunda turma de capacitação para o Projeto Futuro na Mão, uma iniciativa da Ministério da Cidadania (MDS), que objetiva levar educação financeira para as famílias acompanhadas pelas Unidades.
Participam da atividade cerca de 40 técnicos, entre coordenadores, assistentes sociais, psicólogos e equipe de gestão da Diretoria de Proteção Social Básica da Sempre. Durante os dois dias, a equipe passará pelo treinamento composto por aulas teóricas e oficinas práticas, que irão ajudar na obtenção dos novos conhecimentos. Após este período, eles poderão multiplicar os ensinamentos com os demais funcionários das unidades, e transmiti-los para os assistidos nos Cras.
O Futuro na Mão é aplicado aos usuários dos centros, um público de baixa renda, dependente de benefícios sociais, como o Bolsa Família. Caroline Paranaíba, diretora do programa do MDS, explicou que “durante a aplicação do projeto foi identificado que algumas famílias já têm um processo de organização, de pensar suas economias, e de projetar sonhos”. “O que fazemos é como otimizar o processo de tomada de decisão, além de auxiliar o alcance do que elas já estão buscando. É algo que já fazem, mas não da melhor forma para ainda. A gente mostra que já aplicou com outras famílias similares e que pode dar certo. Elas começam com pouco, e no processo já conseguem projetar sonhos maiores”, disse.
Jocilene Nogueira, assistente social do Cras Ilha de Maré, participou da primeira turma de capacitação e já começou a aplicar o programa na unidade. Ela destacou a receptividade do programa pelas famílias. “Iniciamos no mês de abril e já tivemos duas turmas. O número de pessoas interessadas foi grande. Como são famílias acompanhadas, elas voltam informando que já estão aplicando, e o impacto positivo na vida delas, através da reativação de sonhos que foram esquecidos devido à condição financeira”.
Na programação do primeiro dia foram realizadas palestras sobre “O Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”; o “Serviço de Proteção e Atendimento e Integral à Família (PAIF)”; a “Metodologia de Educação Financeira”; o “Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)”; e o “Planejamento das Oficinas de Educação Financeira”. No período da tarde, os técnicos participaram de oficinas e de um momento para debate, esclarecimentos de dúvidas e troca de experiências. Nesta quarta-feira, o grupo realizará atividades práticas durante todo o dia.