quarta-feira 2 de outubro de 2024
Serviço de entrega de produtos de até 1.5 toneladas começou em cidades do estado de São Paulo - Foto: Divulgação/ 99
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quarta-feira 2 de outubro de 2024 às 10:27h

99 lança serviço de carreto e entregas para itens de até 1,5 tonelada

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A 99 lançou no final de setembro uma novidade para os usuários da plataforma: agora o serviço de entregas da empresa vai contar com veículos como pequenos caminhões e furgões para transportar objetos maiores, de até 1,5 tonelada.

O serviço é semelhante ao que a empresa já oferece ao mercado, permitindo que o cliente peça um carro na hora que precisa do serviço direito no aplicativo, sem a necessidade de agendar com o motorista previamente.

A novidade já está disponível para pessoas físicas e jurídicas nas regiões de São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Jundiaí, Sorocaba, Santos e Bragança Paulista. A companhia espera explorar rotas estratégicas, abrangendo o Porto de Santos e o Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

A quantidade de carros que estão circulando neste sistema, no entanto, não foi divulgada pela companhia

Segundo Luiz Gamper, Diretor de Operações de Entrega da 99, a ideia do serviço surgiu da necessidade dos clientes de levar coisas maiores que não cabiam no porta-malas dos veículos convencionais.

“Estudamos no mercado e resolvemos investir nas nossas novas modalidades e adicionamos três categorias ao 99 entrega que é utilitários, vans e caminhões, os chamados Veículos Urbanos de Carga (VUC), que são permitidos para movimentar carga dentro da cidade, que é que é onde queremos ocupar”, afirmou.

O serviço de entregas da 99 começou em 2021, quando a demanda por esse tipo de serviço atingiu um ponto alto por conta da pandemia de covid-19. Mas até então o transporte era feito só por veículos comuns. Dados da companhia afirmam que o 99 Entregas teve um crescimento de 50% no primeiro semestre de 2024.

Praticidade é o maior chamativo

A facilidade de chamar um veículo grande em questão de poucas horas é a grande aposta da companhia para se diferenciar no mercado de entregas. Gamper também afirma que a praticidade pode fazer com que o consumidor prefira chamar um veículo pelo aplicativo do que ir atrás de serviços de carretos autônomos ou até mesmo de conhecidos.

Um dos exemplos que o executivo dá são lojas que realizam promoções mas que, pelos preços baixos, não realizam a entrega a domicílio.

“Quando você compra equipamentos grandes como geladeiras, máquina de lavar, muitas vezes elas não cabem em um porta malas convencional e os fretes podem ser caros. Esse serviço te dá a oportunidade de você comprar e chamar o veículo para levar a sua compra até em casa”, explicou.

Modelos para as empresas

A plataforma oferece dois modelos de adoção para as empresas que desejarem contar com o serviço. O primeiro são corridas pontuais em que a loja combina diretamente com o cliente que deseja ter o seu produto entregue. O segundo seria um modelo onde as empresas tenham uma certa reincidência nos pedidos e o cadastro delas em um sistema onde elas possam fazer pagamentos via boleto ao final do mês.

“O primeiro seria um modelo que a gente chama C2C, de consumidor para consumidor. Acontece quando um microempreendedor ou uma pequena empresa estão com uma demanda acima do normal de modo pontual, entra no nosso aplicativo, cota um motorista, e negocia o preço com o consumidor final. E tem um segundo modelo em que aí sim seria a nossa modalidade Business to Business, que a empresa entra em uma plataforma que a gente tem, faz o login e vai gerenciando os pedidos dela”, diz.

Nesta segunda, haverá a opção de escolher outra modalidade de pagamentos, que pode ser via boleto no final do mês, e funcionalidades para gerenciar várias corridas ao mesmo tempo.

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