38% dos brasileiros consideram a gestão atual melhor que a anterior e 33% consideram pior — margem de erro é de dois pontos
Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (2) mostra que 38% dos brasileiros consideram a gestão feita pelo presidente Lula da Silva (PT), neste terceiro mandato, melhor do que foi o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o colunista Robson Bonin, esse número é bem próximo da parcela que considera o governo petista pior que a administração bolsonarista: 33%. A fatia de entrevistados que considera as gestões petistas e bolsonaristas iguais é de 22%. Em julho, esse dado era de 8%.
A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos nas quatro regiões do país entre os dias 25 e 29 de setembro. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O recorte do levantamento cobre um dos períodos mais agudos das queimadas no Brasil, que praticamente nivelaram Lula e Bolsonaro na incapacidade de proteger o patrimônio ambiental do país, com queimadas históricas em ambos os governos, o que pode explicar esse resultado, já que o avanço da destruição provocada pelas queimadas impacta severamente a economia, fator principal de todo o descontentamento.
A pesquisa Quaest também revela que 32% dos brasileiros consideram a avaliação geral do governo Lula positiva, dado próximo da fatia que considera negativa: 31%. Os que consideram o governo como um todo regular é de 33%. Enquanto o trabalho do petista é aprovado por 51% dos eleitores brasileiros e reprovado por 45%. Outros 4% não souberam ou não responderam.