sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / JUSTIÇA / Presidente do TCE da Bahia dá posse aos 19 novos auditores
terça-feira 1 de outubro de 2024 às 15:55h

Presidente do TCE da Bahia dá posse aos 19 novos auditores

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Marcus Presidio, deu posse, nesta terça-feira (1º), aos 19 novos auditores estaduais de controle externo aprovados no último processo de seleção promovido pela Corte de Contas, em 2023. A cerimônia ocorreu às 9 horas, no Plenário Conselheiro Lafayette Pondé, e foi acompanhada por servidores, famílias e amigos dos novos auditores. Além do conselheiro-presidente, compuseram a mesa do Plenário os conselheiros Antonio Honorato, Carolina Matos, Gildásio Penedo Filho, o secretário de processos, Luciano Chaves de Farias, o secretário de controle externo, José Raimundo Bastos de Aguiar, e o diretor de Recursos Humanos, Rusdelon Franco Lima.

Foram empossados os auditores de controle externo Bárbara Emily Ribeiro de Oliveira; Bruno Gonçalves Cabral; Denildo dos Santos Brasil; Fernando Santos Almeida; Genilda da Conceição Damasceno; Igor Gabriel Gomes Carvalho; Jhonatas Santos de Jesus; João Victor Mendes Luna; Jorge Augusto Vasconcelos Lima; Joubert Ferreira da Silva Neto; Julie Andrade Korn; Mariana Cruz da Silva; Mila de Mônaco Silva Lemos; Renan Vinicius Silva Leal; Rômulo Pedrosa de Resende Silva; Ronaldo Ribeiro de Melo; Sarah Guimarães Pereira Dourado; Saulo Emanoel de Lima Brito e Thiago Almeida Santana Rocha.

Em seu pronunciamento, o presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, parabenizou os novos servidores e iniciou sua fala dizendo que a Corte de Contas baiana é uma instituição de estatura constitucional, independente e autônoma, e que possui uma das melhores estruturas físicas e tecnológicas do país. Marcus Presidio disse ainda que o funcionamento do Tribunal implica respeito aos pareceres auditoriais, mas que os processos também são enriquecidos por manifestações de outras unidades técnicas, pela defesa dos gestores e pela posição do Ministério Público de Contas.

“Entendam que o controle, em uma democracia republicana, nunca será fruto de arbitrariedades, mas alinhado com o Direito, respeitando o contraditório e amparado em fatos. Antes focados no caráter punitivo, cada vez mais somos estimulados a orientar nossos jurisdicionados, em um trabalho de prevenção ao dano, fiscalizando as políticas governamentais e preservando, sempre, acima de tudo, o interesse público. Então, eu os convido a somar, a multiplicar. Tragam a garra, a curiosidade, a inovação, o interesse, a humildade de aprender e uma vontade imensa de crescer e trabalhar em favor do controle externo estadual”, enfatizou o presidente.

A conselheira Carolina Matos também dirigiu as suas felicitações aos novos servidores. “Sempre costumo enaltecer o trabalho dos auditores porque sem vocês, nós, conselheiros, e inclusive, os procuradores, não poderíamos realizar o nosso trabalho da melhor forma. Vocês são os olhos deste Tribunal de Contas, vocês são o Tribunal em campo. É através da lente de vocês que enxergamos as condições e a situação da efetividade da implementação das políticas públicas no Estado da Bahia. É somente com uma Auditoria estável, independente, instruída e combativa que se fortalece o mister deste Tribunal de Contas. É motivo de celebração o fortalecimento da nossa equipe auditorial com profissionais de alto nível, mas não podemos deixar de continuar a capacitá-los e a incentivá-los para que continuem crescendo. Somente assim, através de uma valente e dedicada equipe de auditores, podemos garantir uma boa entrega do nosso serviço à população baiana”, destacou.

Depoimentos

“A sensação é de início de um novo capítulo. Há sete anos, atuo como especialista de regulação numa Agência Reguladora. Lá no início, quando eu nem sabia o que fazer, me colocaram numa unidade de controle interno. Então, estive do lado de lá: do ente auditado. Hoje lido há um certo tempo com controle externo e passei admirar muito o TCE. A partir disso, passou a ser uma missão pra mim. Hoje digo com muito orgulho, que egressa do colégio público, egressa da faculdade pública, vou trabalhar em prol da sociedade, no serviço público, como servidora da Casa. Então, estou muito feliz”.

Mariana Cruz da Silva, auditora de controle externo do TCE/BA

“Minha expectativa é ingressar num órgão moderno, que tem uma política de fiscalização moderna e que tem avançado bastante, nos últimos anos, na fiscalização das políticas públicas, que é uma forma de qualificar o trabalho do setor público. E esse é um dos grandes objetivos. Hoje é um dia muito especial porque eu fui do controle externo do TCM e estou retornando depois de 22 anos agora como TCE”.

Joubert Ferreira da Silva Neto, auditor de controle externo do TCE/BA

“Depois de uma jornada de muito sacrifício, hoje é um dia de alegria. Lembro da minha filha esperando atrás da porta pelo pai que tinha que cumprir uma rigorosa carga horária de estudos. Mas agora é só felicidade. Momento de conhecer os colegas e continuar estudando para exercer da melhor forma possível a minha função. Eu sou engenheiro de computação de formação e estou abraçando essa oportunidade de contribuir para a efetividade das políticas públicas”.

Jorge Augusto Vasconcelos Lima, auditor de controle externo do TCE/BA

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!