O Ibovespa avançava nos primeiros negócios desta segunda-feira, apoiado em ações da blue chip Vale, que subiam com o salto dos preços do minério de ferro na China após novas medidas para estimular o mercado imobiliário da segunda maior economia do mundo.
Às 10h13, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, subia 0,18%, a 132.975,35 pontos. O contrato futuro do Ibovespa com vencimento mais curto, em 16 de outubro, avançava 0,1%.
Já o dólar à vista caía 0,09%, a R$ 5,429. Veja cotações.
Nesta sessão, os mercados de câmbio ainda reagiam ao anúncio das autoridades chinesas na semana passada de um pacote amplo de medidas de estímulo para impulsionar sua economia, que tem sofrido com uma contínua crise imobiliária e uma demanda interna fraca.
A expectativa é de que o estímulo chinês — com taxas de juros mais baixas, financiamento para a compra de ações e gastos fiscais — ajudem na demanda por commodities importantes, com os preços do minério de ferro e do cobre subindo nesta manhã.
Assim, a maioria das moedas de países emergentes e exportadores de commodities, que se beneficiam de suas relações comerciais com a segunda maior economia do mundo, avançavam, com destaque para as altas do peso mexicano e do peso chileno.