quinta-feira 26 de setembro de 2024
Foto: Divulgação/TSE
Home / DESTAQUE / Ministra Isabel Gallotti é eleita corregedora-geral da Justiça Eleitoral
quarta-feira 25 de setembro de 2024 às 14:32h

Ministra Isabel Gallotti é eleita corregedora-geral da Justiça Eleitoral

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A magistrada exercerá o cargo até 2025. Ela sucede o ministro Raul Araújo, que deixou a função no início de setembro

A ministra Isabel Gallotti foi eleita corregedora-geral da Justiça Eleitoral em eleição realizada antes da sessão plenária desta terça-feira (24). Ela assumirá o cargo em substituição ao ministro Raul Araújo, que deixou a função no dia 6 de setembro. A posse está marcada para esta quinta-feira (26), às 11h, no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao anunciar o resultado da eleição, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, expressou satisfação em ter, novamente, uma mulher à frente da Corregedoria durante sua gestão. “É uma honra para nós estarmos na mesma bancada ao tempo que Vossa Excelência assumirá essa importante missão para garantir a segurança e a lisura do pleito eleitoral”, destacou a ministra.

A corregedora-geral eleita agradeceu aos colegas pela escolha. “É um cargo relevante e honroso, especialmente ao qual é atribuída uma missão delicada nesse momento da vida nacional, a de conduzir a Corregedoria em período eleitoral”, afirmou Isabel Gallotti.

A eleição da ministra ocorreu em consonância com o parágrafo único do artigo 119 da Constituição Federal e com o artigo 17 do Código Eleitoral, que estabelecem que o cargo deve ser ocupado por um representante do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Perfil
Isabel Gallotti é formada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), onde também concluiu seu mestrado em Direito e Estado. Iniciou sua carreira como advogada, atuando nos tribunais superiores, além das Justiças Federal, do Trabalho e do Distrito Federal. Sua experiência inclui também passagens pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Isabel é ministra do Superior Tribunal de Justiça desde 2010. Atualmente, faz parte da Segunda Seção, da Quarta Turma e da Corte Especial, além de compor a Comissão de Jurisprudência.

Em 20 de setembro de 2022, a magistrada passou a exercer a função de ministra substituta do TSE. Em 21 de novembro de 2023 tomou posse como ministra titular do Tribunal.

Veja também

Ataque de Bolsonaro a Caiado repercute mal na direita, que projeta palanque para 2026

Os recentes ataques de Jair Bolsonaro (PL) ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!