O presidente Lula da Silva (PT) teve um encontro bilateral nesta terça-feira (24) com o Rei Abdullah II, do Reino Hachemita da Jordânia. O evento ocorreu em Nova York, à margem da 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.
Na conversa, o principal assunto foi o conflito no Oriente Médio, com foco na crise humanitária resultante da guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. Os dois líderes trocaram impressões sobre possíveis caminhos para a busca de um cessar-fogo e para a libertação de reféns.
Outro tema abordado foram as preocupações com uma escalada dos confrontos regionais a partir das hostilidades mais recentes entre Israel e o grupo Hezbollah, no Líbano.
A conversa também tratou das relações comerciais entre Brasil e Jordânia, considerada aquém do potencial das duas nações. Em 2022, a corrente de comércio entre Brasil e Jordânia registrou US$ 581 milhões, com US$ 219 milhões de superávit para o lado brasileiro. As principais exportações nacionais para a Jordânia são carne de frango, milho, carne bovina e café. A Jordânia exporta principalmente fertilizantes.
Além do comércio, o fluxo de turistas brasileiros à Jordânia, que também abriga sítios da “Terra Santa”, tem ganhado expressão nos últimos anos. Entre os temas de cooperação bilateral, destaca-se a cooperação em defesa, segurança e inteligência.