sábado 21 de setembro de 2024
Alexandre de Moraes em sessão no STF Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Home / DESTAQUE / A planilha do PL sobre o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes
sábado 21 de setembro de 2024 às 08:57h

A planilha do PL sobre o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Um parlamentar do PL tem sob seus cuidados segundo a colunista Bela Megale, do O Globo, uma tabela que contabiliza quantas vagas do Senado têm maior potencial de serem preenchidas por bolsonaristas na próxima eleição.

O foco das contas é saber se o PL e partidos aliados conseguem chegar a 41 senadores em 2026, para conseguir escolher o presidente da Casa. Isso porque cabe a ele a decisão de acatar ou não a abertura de um processo de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Alexandre de Moraes.

O planilha contabiliza que, das 54 cadeiras que ficarão vagas no Senado na próxima eleição, daqui a dois anos, 32 serão preenchidas por bolsonaristas. Além disso, aponta que 16 senadores aliados ao grupo do ex-presidente seguirão na Casa, pois seus mandatos só terminam em 2031. Com isso, a previsão é chegar a 48 senadores bolsonaristas com a eleição 2026.

O número é suficiente para eleger o presidente do Senado, mas não para aprovar o impeachment de um magistrado. Para isso, são necessários 54 votos, o que corresponde a dois terços dos 81 senadores.

O último pedido de impeachment de Moraes foi apresentado pela oposição neste mês e reuniu a assinatura de 36 senadores. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não dará andamento ao processo.

Veja também

Jair Bolsonaro estará elegível em 2026, afirma Ciro Nogueira

Presidente nacional do PP diz apoiar Hugo Motta em sucessão na Câmara dos Deputados  Líder …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!