quinta-feira 21 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Festival inédito de queijos artesanais em Salvador
quinta-feira 19 de setembro de 2024 às 09:25h

Festival inédito de queijos artesanais em Salvador

NOTÍCIAS


Salvador recebe, desta quinta-feira (19) até sábado (21), sempre das 9h às 21h, a primeira edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia, no Mercado do Rio Vermelho. O evento inédito, que tem como objetivo promover, valorizar e reconhecer a qualidade da produção do queijo artesanal do estado, reúne mais de 60 profissionais de diversas regiões baianas.

“Vamos apresentar para o consumidor da região metropolitana o potencial que a Bahia tem, mas também promover o intercâmbio entre os queijeiros de várias partes do Estado”, destaca Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural.

A Bahia tem uma tradição de quase 500 anos na produção de queijo e, durante o festival, o público poderá se reconectar com essa rica história, além de aproveitar tudo o que o queijo baiano tem a oferecer. A programação inclui palestras e oficinas, que ensinam desde a conservação e maturação dos queijos, e dicas de harmonização e preparos culinários.

Um dos destaques do evento, entre outros produtores individuais, agricultores e agricultoras familiares, é o produtor de queijos artesanais João Campos, da Fazenda Licurizal, em Santanópolis. Atual presidente da Associação do Queijo Baiano, João ganhou a primeira medalha para um queijo baiano no Mundial do Queijo de Tours, na França, em 2023, com o premiado Queijo Coração de Massapê.

Além de queijos tradicionais como coalho, requeijão e queijo de cabra, a Bahia se destaca pela inovação em queijos autorais, pois muitos produtores criaram receitas próprias, que refletem a diversidade e a riqueza dos nossos biomas, como a Mata Atlântica, o Agreste, a Caatinga e o Cerrado. Da cabra à búfala, a variedade de produtos é vasta, cada um com seu “terroir” único, destacando a pluralidade da produção baiana.

Programação

O festival, que terá shows de Márcia Short, Alexandre Leão e a banda Fragmentos de Samba, vai proporcionar ao público a descoberta e apreciação desses produtos de alta qualidade, por meio de uma programação diversificada, incluindo palestras, oficinas, harmonizações e um espaço dedicado a vinhos e cachaças baianas. Um dos momentos mais esperados será a apresentação “Queijo Nota 10”, uma degustação comentada dos queijos premiados, harmonizados com vinhos, cachaças, cafés e doces locais.

A palestra “Cultura Queijeira Baiana: Da Tradição ao Lucro” abordará o impacto econômico da produção artesanal, mostrando como os pequenos produtores estão gerando renda e valorizando o produto local. Também haverá uma apresentação sobre o valor nutricional do queijo, ressaltando seus benefícios à saúde e sua importância em uma alimentação equilibrada.

Além de aproximar os consumidores dos produtores, o festival também destacará o turismo gastronômico rural, convidando o público a conhecer de perto as queijarias e o processo de produção, promovendo uma imersão completa na cultura queijeira baiana.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!