O presidente Lula da Silva (PT) evitou tecer comentários sobre o assunto do momento na política ocorrido no último domingo (15): a cadeirada dada por José Luiz Datena (PSDB) em Pablo Marçal (PRTB) no debate da TV Cultura.
Segundo ministros revelaram ao colunista Igor Gadelha, Lula não assistiu ao debate, mas recebeu notícias sobre o ocorrido no clipping. Apesar disso, o petista evitou comentar a situação na série de reuniões que teve ao longo da segunda-feira (16).
O presidente da República, conforme relatos, comentou apenas sobre o desempenho no debate do deputado Guilherme Boulos (PSol), candidato que o petista apoia na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
A ministros e assessores, Lula afirmou ter ouvido comentários de que Boulos teria ido bem no debate da TV Cultura. O presidente relatou ainda ter visto alguns trechos do desempenho do psolista e comentou ter gostado.
O que diz Jair Bolsonaro
Informações que surgiram recentemente dão conta de que aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não viram interesse do ex-presidente, em um primeiro momento, de se envolver no episódio da cadeirada de José Luiz Datena em Pablo Marçal, no debate da TV Cultura.
Diz o O Globo:
O sinal que Bolsonaro tem dado a correligionários do PL, por ora, é na linha de “me deixe fora dessa”. Segundo membros do partido, o capitão reformado chegou a buscar, nesta manhã, detalhes sobre o episódio. Bolsonaro quis saber, em especial, a motivação de Datena para agredir o candidato do PRTB. O apresentador jogou a cadeira no influencer depois de ser acusado de assédio sexual.
Aliados do ex-presidente avaliam que ele quer ficar longe da polêmica para não enfrentar desgastes nas redes sociais. A leitura é que Bolsonaro deve esperar o episódio decantar para saber se a cadeirada pode ajudar Marçal a reduzir sua rejeição e voltar a crescer nas pesquisas.
Pelo visto, o crescimento de Marçal é algo inevitável. Há quem diga que sua votação poderia surpreender.
A cadeirada de Datena em Marçal
Datena avançou para cima de Marçal durante o debate promovido pela TV Cultura, em São Paulo. A confusão começou após o ex-coach questionar quando o apresentador de TV iria abandonar a carreira política.
Marçal chamou Datena de “arregão”, e o tucano reagiu atirando a cadeira. Na sequência, o debate foi para um intervalo de 10 minutos. Na volta, o mediador, Leão Serva, anunciou que Datena tinha sido expulso.