Os jornalistas profissionais interessados em participar do Prêmio Abapa de Jornalismo (PAJ) 2024 têm até a sexta-feira (20) para inscrever os trabalhos. As matérias elegíveis devem ter sido publicadas entre 8 de maio e 18 de setembro de 2024, abordando a cotonicultura no Estado da Bahia. O prêmio, que está em sua quarta edição, visa incentivar uma cobertura jornalística mais especializada sobre a cultura do algodão, com a participação de mídias locais, regionais e nacionais.
Segundo o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, a iniciativa busca valorizar os profissionais da área, e também aproximá-los do setor produtivo, que desempenha um papel importante na economia. “O prêmio é um incentivo aos profissionais que se dedicam ao jornalismo e uma forma de aproximá-los ao setor produtivo. Também quer mostrar aos futuros profissionais, ainda na academia, que a cotonicultura baiana é uma atividade que produz com sustentabilidade, comprometimento com as pessoas e que garante retornos significativos para o Estado e o País”, destacou Bergamaschi.
Este ano, o PAJ conta com o apoio da Secretaria de Comunicação da Bahia (Secom) e da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), fortalecendo ainda mais a iniciativa. O secretário estadual de Comunicação, André Curvello, enfatizou a relevância do prêmio para o cenário jornalístico e para a sociedade.
“É gratificante ver iniciativas que reconhecem a importância do papel do jornalismo para a sociedade. Enquanto jornalista, sei que esse prêmio valoriza os profissionais da área e estimula estudantes para o aprimoramento de um olhar mais humano e democrático no exercício da comunicação”, afirmou Curvello.
Uma novidade desta edição é a criação da categoria regional, que busca incentivar os jornalistas das regiões produtoras de algodão, especialmente do oeste e sudoeste da Bahia, a participarem do concurso. No total, serão distribuídos R$ 117 mil em prêmios, troféus e certificados aos primeiros colocados. Os jornalistas interessados podem consultar o regulamento e realizar suas inscrições diretamente no site da Abapa (www.abapa.com.br).