Com objetivo de melhorar o atendimento à população através do Portal da Transparência, aconteceu uma reunião na última quinta-feira (30), na Secretaria de Governo (Segov). A Prefeitura de Camaçari está adotando uma série de medidas para que esteja adequada à Lei de Acesso à Informação e o encontro ocorreu para alinhar o trabalho.
Dentre as ações está a melhoria do site para que todos os munícipes, a sociedade civil, tenha acesso ao que ocorre na Prefeitura. O controlador-geral do município, Bruno Garrido, falou sobre a ideia do trabalho. “O sentido é melhorar o acesso, dar visibilidade às ações da Prefeitura. A gestão tem melhoria porque é pontuado através de um ranking e o que estamos querendo é chegar cada vez mais em uma colocação melhor”.
O titular da pasta ainda destacou a criação de um canal eletrônico da Ouvidoria. Através dele, uma pessoa, da sua residência, vai poder acessar a internet e fazer o pleito ou a reclamação. Isso vai para a Ouvidoria e será gerado um relatório, que também estará disponível na internet.
O subprocurador, Bruno Helásio, salientou que este é um processo que essa gestão tomou a frente, no sentido de resolver a questão da transparência. “Estamos dialogando com diversos setores da administração para a gente tentar atender a essas exigências. Alguns passos já foram tomados, algumas exigências já foram cumpridas durante esses dois anos”.
Como resultado, foi formado de um comitê, composto por pessoas técnicas, voltado para lei de Acesso à Informação. A intenção é que esse grupo monitore diariamente as ações da transparência municipal para que não haja lacunas.
A reunião foi coordenada pelo secretário de Governo, José Gama, e contou ainda com a participação de representantes da Secretaria de Administração (Secad), da Ouvidoria e da Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão de Informação (CCTGI).