Além do TJ-BA Mais Perto, Juazeiro sediou outro evento de grande interesse da comunidade jurídica nesta semana: o II Congresso Regional da AMAB, realizado na última quinta-feira (12).
Desembargadores, juízes, promotores, advogados, serventuários e estudantes de Direito encheram o Teatro Luiz Galvão, onde ocorreu o evento cujo tema central foi “Atualidades, Inovações Sustentáveis e Poder Judiciário”.
A conferência de abertura coube ao Conselheiro João Paulo Schoucair, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele abordou aspectos da criminalidade relacionados ao avanço da tecnologia e como as instituições do sistema de justiça precisam estar preparadas diante desse cenário.
A palestra de encerramento foi proferida pelo Desembargador Antonio Adonias, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), com o tema “Desafios no exercício da Jurisdição na atualidade”. O Desembargador acaba de lançar uma atualização do livro da Jurisdição (Juspodivm, 2024), cuja obra original foi escrita em 1957 pelo Jurista Calmon de Passos, referência em Direito Processual Civil no país.
Os Juízes Tardelli Boaventura e Eduardo Camillo, ambos do TJ-BA, palestraram, respectivamente, sobre demandas predatórias e inteligência artificial. A programação ao longo do dia incluiu painéis em temas variados, com a presença do Desembargador Federal Pablo Zuniga, do TRF-1; do Promotor Fabrício Rocha Bastos, do MPRJ; do Professor Ziel Ferreira Lopes, Coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Nobre (Unifan); do Advogado Georges Humbert, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (IBRADES); do Professor e Jurista Lênio Streck, que participou por videoconferência. Além disso, houve uma apresentação teatral de alunos do CIEB Rui Barbosa, em Juazeiro.
Pelo TJBA, além dos já citados como palestrantes, os Desembargadores Roberto Maynard Frank, Jatahy Júnior, Lidivaldo Reaiche, Maria de Lourdes Medauar, Julio Travessa e Maria de Fátima Carvalho estiveram na plateia. O Desembargador Lidivaldo Reaiche representou a Presidente Cynthia Resende, que não pôde comparecer porque estava no Rio de Janeiro, onde recebeu o Prêmio Inovação do Poder Judiciário, em razão do 2º lugar nacional conquistado pelo Tribunal de Justiça da Bahia com o Robô Oxóssi.
O Desembargador Julio Travessa preside a Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), que promoveu seu II Congresso Regional com o apoio da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), do Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (IBRADES), da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp-TJBA) e da Prefeitura de Juazeiro. O primeiro ocorreu em Vitória da Conquista e o próximo está previsto para Feira de Santana, em data a definir.
“O propósito principal é interiorizar a AMAB e fazer com que os colegas que atuam no interior tenham oportunidade de participar dos eventos. Este é o objetivo dos congressos que nós fazemos no interior”, afirma o Desembargador. “O TJBA Mais Perto e o Congresso da AMAB são dois projetos que se completam, porque a Presidente do Tribunal descentraliza a gestão dela nesses dias, fortalece o trabalho do magistrado na região visitada e a gente traz os eventos debatendo temas jurídicos”, salienta.