Favorito até o nome de Hugo Motta ganhar gás na corrida pela presidência da Câmara, Elmar Nascimento tem se articulado segundo Carolina Papa, do BNews, para não perder o posto de ser o possível candidato de Arthur Lira (PP-AL) na condução da casa legislativa no próximo biênio.
Nesta semana, o baiano publicou uma foto ao lado de Antonio Brito (PSD), um dos nomes no páreo para o cargo, momento que definiu como união “por algo maior”. De acordo com uma fonte ouvida pelo BNews, a atitude do deputado foi classificada como “ridícula” por parlamentares em Brasília.
“Elmar teve outros vetos e a circunstância mudou. Não é mais ele [o candidato de Arthur Lira]. Quanto mais a demora, pior para ele. Tá todo mundo falando que a foto que ele publicou ontem foi uma coisa ridícula. Espreme ali para ver quantos votos aquilo significa. Podem até dizer que tem alguma coisa ali, mas não vai para lugar nenhum”, disparou a fonte.
“Na semana passada Lira estava preparado para enfrentar Marcos Pereira se ele não se movimentasse. Lira é pragmático e sabe fazer contas, conversou com o Lula e com o Bolsonaro. Houve uma precipitação, mas o Marcos Pereira fez o que poucos imaginavam que ele ia fazer, ceder o lugar para Hugo Motta”, acrescenta.
Nesta terça-feira (10), Elmar se reuniu também com líderes de blocos da Câmara. Entre os parlamentares que participaram do encontro estão os deputados: Paulinho da Força (Solidariedade), André Figueiredo (PDT) e Adolfo Viana (PSDB).
O anúncio do candidato à sucessão por Arthur Lira estava previsto para ocorrer até 31 de agosto. Com a movimentação feita pelo presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, os holofotes se voltaram para Motta, mudando todo o cenário anteriormente costurado para a disputa.
“Quando houve essa mudança, Elmar ficou perplexo. Não conseguiu ainda digerir e perdeu o chão”. […] É uma rebeldia de Elmar. Ele está tentando se enganar”, finaliza conforme o BNews.