Entidades públicas e empresas interessadas em participar de feiras internacionais de turismo no primeiro trimestre de 2025 têm até quarta-feira (11), para fazer a inscrição. A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) irá selecionar coexpositores para os estandes do Brasil em eventos que vão do dia 22 de janeiro até 16 de março de 2025, em uma parceria com o Sebrae Nacional.
As inscrições são realizadas por meio do site do Sistema de Inscrição de Eventos Internacionais, sistema de inscrição da Embratur. Serão selecionadas como coexpositores entidades da administração pública direta e indireta e empresas do trade de turismo, que deverão estar com registro regular no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur). A participação nas feiras será isenta de pagamento.
As interessadas irão disputar as vagas para participar da Feira Internacional de Turismo (Fitur) de Madri, na Espanha, de 22 a 26 de janeiro; da Travel & Adventure Show Los Angeles, nos Estados Unidos, de 22 a 23 de fevereiro; da Vitrina Turística Anato, em Bogotá, na Colômbia, de 26 a 28 de fevereiro; da Bolsa Internacional de Turismo (ITB) de Berlim, na Alemanha, de 4 a 6 de março; e da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, de 12 a 16 de março.
As feiras são pontos de encontro dos profissionais do turismo e referência global para o setor. A 44ª edição da Fitur, por exemplo, realizada em janeiro deste ano, contou com 250 mil participantes — 153 mil profissionais e mais 97 mil visitantes. Estiveram presentes 152 países, 96 deles com representações oficiais. Em 2024, a feira teve o Equador como país parceiro. No próximo ano, será o México.
Para a edição de 2025 da Travel & Adventure Show em Los Angeles está prevista a participação de mais de 450 expositores de destinos turísticos, companhias de cruzeiros e provedores de viagens de todo o mundo. Já a ITB de Berlim 2025 terá a Albânia como país anfitrião, destacando sua cultura, tradições e destinos turísticos.
Critérios
O critério de escolha será pela pontuação, estabelecida no edital. Entre as exigências está possuir site em inglês (ou espanhol) voltado para o mercado internacional, material de divulgação nesses dois idiomas e na língua nativa do país destino, além de presença ativa nas redes sociais.
Ainda contarão na pontuação alguns diferenciais, como a oferta de produtos, serviços e experiências em segmentos prioritários para os mercados das feiras — tais como o afroturismo, ecoturismo e aventura. Sol e praia, cultura, artes e literatura, gastronomia e povos indígenas também são diferenciais. Os resultados da análise técnica serão divulgados a partir do dia 2 de outubro.