Quase todo estado de São Paulo está em situação de emergência para incêndios, segundo informou a Defesa Civil Estadual nesta segunda-feira (9).
O órgão divulgou novos mapas de risco de incêndio no estado para esta semana e estendeu o alerta para o próximo sábado (14).
As imagens mostram quatro níveis de risco para queimadas: “Baixo” em amarelo; “Alto” em laranja; “Alerta” em vermelho e “Emergência” em roxo.
Segundo as projeções da Defesa Civil, a situação de emergência deve crescer nos próximos dias. Veja abaixo.
Os mapas são feitos pelo Núcleo de Gerenciamento de Emergências em parceria com a Climatempo.
Nesa segunda-feira (9), oito cidades estão com focos ativos de incêndio. “Não podemos mais tolerar práticas como queimar lixo, limpar terreno com fogo, jogar bituca de cigarro no mato”, afirmou a Defesa Civil, em nota.
Ao todo, 15 pessoas já foram presas por queimadas em vegetação no estado. A Polícia Civil de São Paulo informa que não há relação entre as ações. Veja em quais cidades os suspeitos foram detidos:
- Franca
- Batatais
- São José do Rio Preto
- Patrocínio Paulista
- Santo Antônio da Alegria
- Jales
- Guaraci
- Pindorama
- Salto
- São Bernardo do Campo
A Defesa Civil ressalta que o momento requer uma grande conscientização sobre o risco de incêndios florestais.
De acordo com dados do Governo de São Paulo, o número de focos de calor cresceu 386% entre janeiro e agosto deste ano, na comparação com 2023.
Desde que a chamas se agravaram no fim de agosto, cerca de 8.049 propriedades rurais foram afetadas pelas queimadas em 317 municípios.