Com o objetivo de se aproximar cada vez mais da sociedade, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) recebeu, na semana passada, a visita de estudantes do ensino fundamental de escolas da rede municipal de Salvador e de Lauro de Freitas. Cerca de 200 alunos de três escolas estiveram nas dependências da Casa, onde puderam conhecer o funcionamento do Legislativo baiano.
Os estudantes que visitaram a AL-BA são do Centro Educacional Jardim Pampulha, localizado na Mata Escura; da Escola Municipal Santo Antônio, localizada em Paripe, no Subúrbio Ferroviário; e da Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida, situada na Vila Praiana, em Lauro de Freitas.
Durante as visitas, os estudantes seguiram o roteiro tradicional, como explicou uma das coordenadoras do Programa A Escola e o Legislativo, Laura Ramos. Segundo ela, os alunos do Centro Educacional Jardim Pampulha e da Escola Municipal Santo Antônio estiveram pela primeira vez na Assembleia. “A Gregório Pinto já visitou a Casa, mas há anos. Para as outras, foi uma experiência inédita”, contou Laura.
Na AL-BA, os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental conheceram o mural de Caribé e o painel de Carlos Bastos — obras de arte que fazem parte da decoração do parlamento. Eles assistiram a palestras sobre os Três Poderes e a função do Legislativo, visitaram a Biblioteca, onde foram apresentados ao acervo literário e às publicações da Casa, e conheceram o Memorial, onde tiveram acesso a documentos, fotografias e objetos que contam a história da AL-BA.
“Eles também tiveram a oportunidade de conversar com deputados que encontraram pelo caminho”, acrescentou Laura Ramos. Ela ainda informou que, na próxima semana, a AL-BA receberá a visita de estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino. Entre as unidades programadas, estão a Escola SESI Djalma Pessoa e a Escola de Tempo Integral Dalva Matos, ambas localizadas em Salvador, além da Escola Municipal Enock Amaral, de Lauro de Freitas.