O plano que o Ministério dos Transportes vai lançar um plano ferroviário que tem como um dos pilares um novo modelo de financiamento, que se assemelha a uma PPP (Parceria Público-Privada) com aporte inicial, que depende de recursos que virão de outorgas das ferrovias existentes. Agora que a Vale já tem novo presidente e as possibilidades de acordo para a renovação das ferrovias aumentaram o lançamento ficou mais próximo.
No plano estão previstos oito projetos de PPP ferroviária e um deles envolve diretamente a Bahia.
Um dos projetos mais avançados para ter suas consultas públicas levadas ao mercado é o do corredor Fico-Fiol (Ferrovias de Integração Centro-Oeste/Oeste-Leste), que uniria as concessões da Fico I e II, e Fiol II e III.
A conexão entre essas duas ferrovias potencializa o corredor logístico que atravessa o Brasil de oeste a leste, facilitando o transporte de cargas do Centro-Oeste, como soja e milho, até os portos do Nordeste. A interseção entre as ferrovias ocorre na região de Barreiras, no Oeste da Bahia, permitindo que produtos do Mato Grosso e Goiás sejam direcionados eficientemente para exportação por meio de portos baianos.
Outro projeto adiantado é o da EF-118, estrada de ferro que liga o Espírito Santo à Região Metropolitana do Rio de Janeiro.