terça-feira 26 de novembro de 2024
Viaturas descaracterizadas da Polícia Federal na frente do Fórum de Palmas — Foto: TV Globo
Home / NOTÍCIAS / Operação da PF apura esquema de venda de sentenças na Justiça do Tocantins
sexta-feira 23 de agosto de 2024 às 08:55h

Operação da PF apura esquema de venda de sentenças na Justiça do Tocantins

NOTÍCIAS


Um suposto esquema de venda de sentenças no judiciário do Tocantins está sendo alvo de operação da Polícia Federal nesta sexta-feira (23). A investigação foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Entre os alvos estão magistrados e servidores da Justiça.

São dois mandados de prisão preventiva e 60 ordens de busca e apreensão, sendo cumpridos nos estados de Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal. A ação foi chamada de operação Máximus.

Mandados foram cumpridos no Fórum de Palmas e na sede do Tribunal de Justiça do Tocantins, além de dezenas de endereços na capital. Procuradores do Estado e chefes de órgãos públicos do executivo são alvos de buscas, além de advogados.

g1 pediu posicionamento para o TJ-TO e para o governo do Tocantins, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.

Também foram determinadas medidas cautelares como o afastamento de cargo público, o sequestro e a indisponibilidade de bens, direitos e valores dos envolvidos.

A investigação apura os crimes de corrupção ativa, exploração de prestígio, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O nome da operação faz referência à personagem do filme Gladiador (Máximus), que lutou contra a corrupção na cúpula do poder no Império Romano.

Veja também

MST quer a cabeça do ministro Paulo Teixeira

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) cobrou publicamente a exoneração do ministro do Desenvolvimento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!