A nova pesquisa divulgada pela AtlasIntel, nesta quarta-feira (21) confirmou segundo Marcela Rahal, da Veja, o que a campanha do candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRTB já esperava. Pablo Marçal cresceu, passando de 11% para 16,3%, em duas semanas, enquanto os principais postulantes ao cargo caíram. Guilherme Boulos, do PSOL, foi de 33% para 28,5%, e o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), passou de 25% para 21,8%.
Segundo integrantes da campanha, as pesquisas internas do partido já mostravam essa tendência de crescimento, além de “acelerado”, também “consolidado” pelo fato de subir em todo levantamento.
Com o início da campanha eleitoral e dos debates, a estratégia mais agressiva, provocativa e de confronto com seus adversários tem garantido uma subida expressiva do candidato do PRTB. A campanha acredita que, diante desse cenário, Marçal deva ir para o segundo turno com Boulos.
A leitura é a de que, com a chegada “pesada” de Lula na campanha do deputado, o psolista roube votos de Nunes na periferia. Por outro lado, o ex-coach também tiraria vantagem do prefeito em relação ao eleitor de centro direita, por ele ter um “voto frágil, por falta de opção e não por convicção”.
A ascensão de Marçal tem feito os estrategistas das campanhas quebrarem a cabeça na busca por uma solução que consiga frear o crescimento dele. A última estratégia de Nunes, Boulos e Datena foi faltar ao debate promovido por Veja na segunda-feira (19) para evitar os embates que gerem engajamento positivo nas redes para o ex-coach.
Veremos. Amanhã ainda tem nova pesquisa Datafolha e na sexta-feira sai levantamento do Instituto Paraná.