As eleições municipais devem travar o calendário do Congresso Nacional, visto que alguns deputados e senadores voltarão os esforços para as próprias candidaturas nas bases eleitorais. Levantamento feito pelo Metrópoles mostra que pelo menos 76 parlamentares registraram candidatura junto à Justiça Eleitoral para tentar uma prefeitura. As informações são do jornal, Metrópoles.
Pelo calendário eleitoral, os candidatos tiveram até quinta-feira (15/8) para registrar a candidatura. A partir disso, fica permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet.
O primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro. E, caso seja necessário, o segundo turno deve ocorrer em 27 do mesmo mês.
Parlamentares na disputa eleitoral
A Câmara dos Deputados lidera no número de parlamentares candidatos à prefeitura dos municípios brasileiros. Dos 513 deputados, pelo menos 73 devem correr no pleito deste ano.
Diante disso, a Casa Legislativa deve adotar um ritmo mais tranquilo neste semestre, em que deve funcionar apenas nas semanas entre 12 e 14 de agosto, de 26 a 28 de agosto, e de 9 a 11 de setembro, com esforço concentrado dos deputados federais.
Com quantidade menor de concorrentes nas eleições municipais, o Senado deve ter três representantes no pleito deste ano pelo comando das capitais.