As ações dos Estados Unidos fecharam em alta nesta última sexta-feira (16), marcando o maior ganho semanal do ano conforme preocupações com uma desaceleração econômica diminuíram.
Os índices S&P 500 e Nasdaq registraram a sétima sessão consecutiva de ganhos, com ações se recuperando de perdas provocadas por uma queda vertiginosa há duas semanas. A liquidação, desencadeada por dados econômicos fracos e temores maiores de recessão, confirmou que o Nasdaq havia entrado em território de correção.
Os três índices registraram seus maiores ganhos percentuais semanais desde o final de outubro, com o S&P 500 e o Nasdaq registrando o primeiro ganho semanal em cinco.
“O que estamos vendo nos mercados de hoje é uma extensão da recuperação e uma acalmada nos temores anteriores de recessão”, disse Greg Bassuk, presidente-executivo da AXS Investments.
“Os dados econômicos positivos são realmente o que está alimentando essa alta, dando mais confiança aos investidores de que a recessão provavelmente será evitada e que o Fed começará a cortar os juros em setembro.”
Uma série de importantes dados econômicos nesta semana, inclusive o índice de preços ao consumidor e um relatório de vendas no varejo, garantiram que a inflação continua a se aproximar da meta de 2% do Federal Reserve e que os gastos dos consumidores estão saudáveis.
Os dados desta sexta-feira mostraram que a construção de moradias unifamiliares nos EUA caiu para o menor nível em quase um ano e meio em julho, enquanto a avaliação preliminar da Universidade de Michigan sobre a confiança do consumidor em agosto mostrou uma melhora mais forte do que o esperado.
Os mercados financeiros estão apostando em uma probabilidade de 74,5% de que o Fed corte sua taxa básica de juros em 25 pontos-base ao final de sua reunião de setembro, com uma chance menor de 25,5% de um corte maior de 50 pontos-base, segundo a ferramenta FedWatch da CME.
O Dow Jones subiu 0,24%, para 40.659,76 pontos. O S&P 500 ganhou 0,20%, para 5.554,25 pontos. O Nasdaq avançou 0,21%, para 17.631,72 pontos.
Entre os 11 principais setores do S&P 500, o financeiro obteve o maior ganho percentual, enquanto o industrial sofreu a maior queda.