quinta-feira 21 de novembro de 2024
Presidente Lula durante entrevista à Rádio Gaúcha, em Porto Alegre — Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Lula diz discordar de nota do PT que reconhece eleição de Maduro na Venezuela
sexta-feira 16 de agosto de 2024 às 09:03h

Lula diz discordar de nota do PT que reconhece eleição de Maduro na Venezuela

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (16) discordar de nota do PT que reconhece eleição de Nicolás Maduro como presidente da Venezuela. E disse que a posição de Nicolas Maduro é “ruim para ele”.

“Eu não concordo com a nota, eu não penso igual a nota. Mas eu não sou da direção do PT. O problema da Venezuela será resolvido pela Venezuela”, disse Lula.

“Teve uma eleição. A oposição fala ‘eu ganhei as eleições’, o Maduro fala ‘eu ganhei as eleições’. O que eu estou pedindo? Para para poder reconhecer? Eu quero pelo menos saber se foi verdade os números. Cadê a ata, a aferição das urnas?”, prosseguiu.

Questionado sobre a fala de Maduro de que as eleições no Brasil não são auditadas, Lula disse que o presidente venezuelano “tem o direito”.

“Não tem problema, ele tem direito de colocar [a eleição brasileira em xeque], não vou impedir de colocar. No Brasil, se o cidadão entrar na internet, ele vai saber quantos votos o Lula teve em cada cidade do Rio Grande do Sul”, justificou Lula.

“Eu disse pro presidente Maduro o seguinte: ‘para você, é essencial que o mundo compreenda que houve uma eleição limpa e democrática’. Ele disse que ia fazer”, completou Lula.

Lula disse ainda que acredita que a Venezuela é um país interessante para o Brasil, mas que o país vive um regime “muito desagradável”.

“Eu acho que a Venezuela vive um regime muito desagradável. Não acho que é ditadura, é diferente de uma ditadura. É um governo com viés autoritário, mas não é uma ditadura como a gente conhece tantos nesse mundo”, pontuou.

Lula afirmou também ficar “torcendo” para que a Venezuela tenha um processo de reconhecimento internacional, mas frisou que isso depende “única e exclusivamente do comportamento da Venezuela”. Segundo Lula tanto Maduro quanto a oposição sabem disso.

A oposição não gostou da ideia que eu falei, que poderia o Maduro, com seis meses de mandato, convocar novas eleições. Não gostou, o Maduro também não gostou. Agora, fica a oposição dizendo ‘nós ganhamos’, o Maduro dizendo ‘nós ganhamos’.

Eu não acredito numa guerra civil porque eu acho que há muitos países com disposição de ajudar que a gente viva em paz na América do Sul.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!