O Partido dos Trabalhadores lançou, na tarde deste último sábado (3), a candidatura de Zé Neto à prefeitura de Feira de Santana, cidade localizada a cerca de 100 km de Salvador. O político é deputado federal e tenta assumir o comando do município em chapa formada com Sandro Nazireu (Podemos).
O anúncio aconteceu em uma casa de eventos na Av. Maria Quitéria, no bairro São João. O local foi ocupado por apoiadores, tanto partidários quanto militantes, que se reuniram para acompanhar a oficialização da chapa majoritária.
Zé Neto e Sandro Nazireu estão à frente da coligação “Pra fazer o futuro acontecer” formada por 12 partidos: PCdoB, PV, PP, Avante, Podemos, PSB, Agir, PSD, MDB, a federação formada entre PSOL-Rede e o próprio PT. Juntas, as legendas vão lançar 170 candidatos à Câmara Municipal da cidade.
A convenção partidária contou com a presença de lideranças políticas como o governador do estado, Jerônimo Rodrigues; a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana; o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida; além do presidente estadual do PT, Éden Valadares; o presidente municipal da sigla, Gerinaldo Costa.
“Precisamos criar um Conselho de Desenvolvimento Econômico para ouvir quem produz economia. Queremos construir um caminho que possa melhorar a nossa saúde, melhorar a nossa educação e tirar o transporte coletivo dessa crise tão profunda”, afirmou o candidato.
Perfil
José Cerqueira de Santana Neto, conhecido como Zé Neto, é natural de Feira de Santana. Ele tem 60 anos, é casado, e tem duas filhas. O petista é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Esta é a sexta vez que Zé Neto entra na disputa pela prefeitura de Feira de Santana.
O candidato iniciou a carreira política como vereador na cidade “Princesa do Sertão”. Ele foi deputado estadual e líder de governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) por oito anos. Em 2018, disputou o pleito para deputado federal, sendo eleito e reeleito em 2022.