O Exército foi a instituição brasileira com a qual os usuários das redes sociais mais interagiram ao longo do primeiro semestre do ano, de acordo com levantamento inédito elaborado pela SocialMediaGov, plataforma dedicada ao marketing digital no serviço público. O braço das Forças Armadas já havia liderado um ranking anterior, relativo a 2023 e produzido pela mesma empresa, informa Lauro Jardim, do O Globo.
Ao todo, ainda de acordo com o colunista, foram contabilizados 10,8 milhões de “envolvimentos” com as páginas do Exército, que lidera a lista de desempenho dos entes ligados ao governo federal.
Depois, apareceram em sequência o Governo do Brasil (2º colocado, com 6,4 milhões); o Ministério da Saúde (em 3º, com 4,3 milhões); a PRF (em 4º, com 3,6 milhões) e a EBC (em 5º, com 3,5 milhões). Completam o “top dez”, em ordem: FAB, Banco do Brasil, Marinha, Inep e o MEC.
Também foi analisada a adesão aos conteúdos publicados por casas legislativas, governos estaduais, prefeituras, tribunais (federais, estaduais e de Contas), ministérios públicos e defensorias públicas. O recorte é de janeiro a fevereiro para as plataformas Instagram, Facebook, TikTok, Youtube e X.
No Legislativo, a dianteira foi do Senado (7,3 milhões). Em âmbito estadual, o destaque foi o Governo do Rio Grande do Sul (5,4 milhões) — possivelmente ante a tragédia das chuvas, a partir de maio, uma vez que o Maranhão, líder em interações em 2023, caiu para segundo lugar (2,1 milhões). Entre representantes municipais, o expoente foi a Prefeitura de Salvador (6,1 milhões).
No Judiciário, o CNJ (1,1 milhão) ficou à frente da classificação federal, enquanto na estadual o líder foi o TJ gaúcho (294 mil). Em Contas, naturalmente o TCU (96 mil) teve melhor posição que as cortes locais. Entre os MPs, internautas interagiram mais com o MPF (407,8 mil) — na sequência, vieram as promotorias do Ceará, do RS, da Bahia e do Rio de Janeiro. Por fim, a Defensoria Pública da Bahia (350 mil) foi a mais visada entre os órgãos do tipo.