sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: PF
Home / DESTAQUE / PF faz buscas contra desvios na compra de aparelhos pelo Consórcio Nordeste
quinta-feira 1 de agosto de 2024 às 09:44h

PF faz buscas contra desvios na compra de aparelhos pelo Consórcio Nordeste

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Polícia Federal faz buscas nesta quinta-feira (1º) para tentar recuperar o dinheiro desviado na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste durante a pandemia.

O que aconteceu

Operação cumpre 34 mandados de busca e apreensão em quatro estados. Os locais das buscas são na Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Em nota, a PF disse que a ação também cumpre medidas judiciais de sequestro de bens expedidos pela Justiça Federal da Bahia.

A PF investiga suposto esquema de desvio de recursos públicos. Segundo a corporação, também há suspeita de crimes licitatórios, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Compra de R$ 48 milhões em respiradores nunca foi entregue. A investigação da PF encontrou indícios que ligam o esquema ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT). Na época dos fatos, ele era governador da Bahia.

Nome de ministro de Lula foi citado em delação premiada. A citação foi feita em depoimento por uma empresária responsável pelo negócio com o Consórcio Nordeste. O portal Uol informa que teve acesso ao conteúdo da delação. Ela devolveu R$ 10 milhões aos cofres públicos e apresentou extratos bancários de transferências a intermediários da venda.

Pagamento por respiradores foi feito de forma adiantada. Rui Costa, porém, nega o envolvimento com irregularidades. Ele afirma que o negócio foi feito nas condições do mercado “vigente” para compra de respiradores no início da pandemia.

Vídeo: Advogado baiano grava vídeo depois de ser alvo de mandado da PF no caso dos respiradores

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!