Mesmo o eleitor mais desavisado já percebeu que recomeçou a temporada de pesquisas eleitorais. Seria mesmo impossível não notar. É uma enxurrada de pesquisas. Somente entre segunda-feira e sexta-feira da semana passada, 377 foram registradas no TSE para divulgação. As informações são do jornal, O GLOBO.
Descobre-se também que, além dos conhecidos Datafolha, Ipec, Quaest e Ipespe, há uma miríade de institutos para todos os gostos e bolsos. Também neste mesmo período da semana passada, apareceram 151 empresas neste setor recebendo encomendas de partidos e meios de comunicação para medir a intenção de voto dos eleitores de centenas de municípios.
Eis os nomes de algumas dessas desconhecidas firmas: Ipex, Ipat, Inquest, Lobby Pesquisa, Tabosa Quest, Oráculo, Ipop, Pindoramatur, Datailha, Simplex, Acertar, Fábrica de Pesquisas, Credibilidade, Naipe’s e por aí vai.
É, como se vê, um mercado em plena ascensão.