Uma reunião de procuradores-gerais de Justiça da Região Nordeste foi realizada na sexta-feira (24) em Teresina, no Piauí. O encontro, realizado na sede do MP-PI, contou com a participação do corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Orlando Rochadel e dos procuradores-gerais de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros; da Bahia, Ediene Santos Lousado; do Rio Grande do Norte, Eudo Rodrigues Leite; do Maranhão, Luiz Gonzaga Martins Coelho; e a vice-PGJ do Ceará, Vanja Fontenele Pontes.
A pauta dessa primeira reunião contemplou pontos de integração entre as unidades ministeriais do Nordeste, para aprimoramento da atuação institucional. Os procuradores-gerais de Justiça e corregedor deliberaram sobre a implantação e a padronização do acordo de não persecução penal para a região, bem como sobre a proposta de articulações dos Grupos de Combate ao Crime Organizado (GAECOs), com compartilhamento de informações estratégicas e atividades conjuntas.
Os chefes dos MPEs do Nordeste conversaram ainda sobre a criação de uma associação, o Conselho Regional de Procuradores-Gerais do Nordeste (CRPG/NE). Eles ressaltaram a necessidade de fortalecimento da articulação entre os MPs do Nordeste, de acordo com as particularidades socioeconômicas da região.