segunda-feira 16 de setembro de 2024
Destilaria de álcool na usina de cana de açúcar Moema em Orindiuva, São Paulo - Foto: Paulo Fridman/Corbis
Home / DESTAQUE / Senado analisa PL que incentiva biocombustível em licitações públicas
terça-feira 9 de julho de 2024 às 16:35h

Senado analisa PL que incentiva biocombustível em licitações públicas

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal analisa, nesta terça-feira (9) o projeto de lei de autoria do senador Fernando Faria que prevê preferência para veículos movidos a biocombustíveis ou hidrogênio em licitações públicas.

Segundo Patrícia Audi, diretora executiva da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), o projeto é considerado segundo Pedro Gil, da Veja, mais um importante passo no incentivo à produção do etanol e à mobilidade de baixo carbono no Brasil. “Com a aprovação do projeto de lei, poderemos ser também exemplo de incentivo às frotas limpas na administração pública. A proposta possui conteúdo muito coerente com a realidade brasileira e com a urgente necessidade de enfrentamento da crise climática global”.

O PL 1086/2024 altera a Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 14.133, de 2021) e prevê que os processos licitatórios para compra ou locação de veículos tragam dispositivos que garantam vantagens a modelos flex-fuel, ou exclusivamente movidos a biocombustível ou hidrogênio. Além disso, também deve ser dada preferência aos biocombustíveis e ao hidrogênio verde no abastecimento de frotas públicas.

O texto estabelece que seja fixada uma margem de vantagem, que pode variar de 10% a 20%, a favor dos veículos movidos com energia de baixo carbono. O senador autor da proposta destaca que o texto tem objetivo de incentivar os biocombustíveis limpos, para além da eletrificação.

Veja também

Construção de complexo solar deve gerar 700 empregos na Bahia nos próximos meses

Cerca de 700 trabalhadores devem ser contratados segundo a Agência Sertão, durante o pico de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!