Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (27) mostra um empate técnico triplo na corrida para a Prefeitura de São Paulo entre Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Datena (PSDB).
O que aconteceu
O atual prefeito aparece com 22%; o deputado federal, com 21%, e o apresentador, com 17% das intenções de voto. Como a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, os três estão tecnicamente empatados.
Veja a pesquisa para a eleição em São Paulo:
-
- Ricardo Nunes (MDB): 22%
- Guilherme Boulos (PSOL): 21%
- Datena (PSDB): 17%
- Pablo Marçal (PRTB): 10%
- Tabata Amaral (PSB): 6%
- Marina Helena (Novo): 4%
- Kim Kataguiri (União): 3%
- João Pimenta (PCO): 1%
- Ricardo Senese (UP): 1%
- Altino (PSTU): 0%
- Fernando Fantauzzi (DC): 0%
- Indeciso: 7%
- Nenhum/branco/nulo: 8%
Esta é a primeira pesquisa do instituto para as eleições deste ano, contratada pela Genial Investimentos. Foram ouvidos 1.002 eleitores paulistanos presencialmente entre os dias 22 e 25 de junho. O nível de confiança é de 95%, e o número de registro na Justiça Eleitoral, SP-08653/2024.
Nunes vai melhor entre homens, idosos e pessoas que estudaram até o ensino fundamental. Já Boulos pontua mais entre mulheres, pessoas entre 35 a 59 anos e com ensino superior.
Entre as pessoas que ganham até dois salários mínimos, Datena aparece em primeiro lugar com 26% das intenções de voto. Neste segmento, Nunes tem 18% e Boulos, 13%.
O instituto testou mais quatro cenários, com uma seleção diferente de candidatos em cada. Em todas as hipóteses, há empate técnico entre Boulos e Nunes no primeiro lugar.
Sem Datena e Marçal na corrida, o principal beneficiado é o atual prefeito, que salta para 30% das intenções de voto, aumento além da margem de erro. Nesse caso, Boulos aparece com 25%, variação dentro da margem. O apresentador tem um histórico de desistências antes de chegar à urna, e o ex-coach recebeu oferta do PL para abandonar a eleição deste ano em troca de apoio a uma eventual candidatura ao Senado em 2026.
Nunes venceria 2º turno contra Boulos, Marçal, Tabata e Datena
A Quaest também testou seis cenários para um eventual segundo turno. O atual prefeito vence todos em que aparece. Boulos venceria Pablo Marçal, mas perderia para Datena.
Veja os resultados:
- Ricardo Nunes (MDB) 46% x 34% Guilherme Boulos (PSOL)
- Ricardo Nunes (MDB) 48% x 22% Pablo Marçal (PRTB)
- Ricardo Nunes (MDB) 46% x 27% Tabata Amaral (PSB)
- Ricardo Nunes (MDB) 43% x 34% Datena (PSDB)
- Guilherme Boulos (PSOL) 41% x 30% Pablo Marçal (PRTB)
- Guilherme Boulos (PSOL) 35% x 43% Datena (PSDB)
Apesar de numericamente a frente, governo Nunes é considerado regular por 41% dos entrevistados. 31% consideram positivo; 20%, negativo; e 8% não sabem ou não responderam.
Há empate entre os que acham que Nunes deve ser reeleito, e os que pensam o contrário. Questionados se o prefeito merece a reeleição, 47% disseram que sim, e 46%, que não. 7% não sabem ou não responderam.
29% dos eleitores acreditam que a violência é o problema mais grave da capital paulista. Em seguida, aparecem saúde (17%); educação e transporte público (5% cada).