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quarta-feira 26 de junho de 2024 às 17:37h

Entenda como a Heineken quer ganhar dinheiro no Brasil com braço de sustentabilidade

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A Heineken anunciou na manhã desta quarta-feira (26) uma série de parcerias com objetivo de desenvolver ações de impacto positivo ambiental e social. Os colaboradores são as empresas de energia Ultragaz e Raízen, a companhia de gestão de resíduos Ambipar, a especialista em reflorestamento Rizoma, a Escola de Negócios da Favela e a fabricante de bebidas Better Drinks.

O desenvolvimento da iniciativa, batizada como Henekein Spin, levou cerca de um ano entre concepção, definição de parcerias e formulação do marketing. O investimento foi de R$ 150 milhões. A expectativa é que o valor retorne para a empresa em até um ano.

Segundo Mauro Homem, VP de sustentabilidade e assuntos corporativos da empresa, a lista de parceiras pode crescer ainda mais, porém necessitará de achar iniciativas de fato compatíveis com o escopo do projeto. “A gente não quer um modelo tradicional”, diz. “É um parceiro muito mais casado, com autonomia de decisão.”

Quatro pilares

A estrutura do Heineken Spin está dividida em quatro pilares. O primeiro prevê o reflorestamento dos arredores da fábrica em Itu (SP), inicialmente com limões orgânicos. Outras culturas devem vir com o tempo. Filho admite que os retornos financeiros deste pilar devem demorar mais, devido ao tempo de cultivo. O apoio do projeto virá da Rizoma.

Com a Ultragaz e Raízen, a empresa possui já uma parceria desde 2022, antes sob o nome Energia Verde. Agora, trata-se do segundo pilar, em que a empresa intermedia a instalação de energia verde em restaurantes e bares. Os estabelecimentos conseguem acessar com descontos de até 20%.

No pilar da reciclagem, a Henekein pretende instalar infraestrutura adequada para reaproveitar vidros na Bahia, Pernambuco e Espírito Santo até o final de 2024. Ao longo dos próximos dois anos, serão instalados mais seis polos. Assim, a empresa espera até 2026 recuperar mais vidro do que coloca no meio-ambiente. A sócia nesta empreitada é a Ambipar.

O último pilar trata de marcas menores que passarão a ser comercializadas pela estrutura da Heinekein. “Não são aquisições. A gente está estabelecendo é uma relação de sociedade”, afirma o diretor de novos negócios da empresa, Rafael Rizzi. As parceiras no caso são a Better Drinks, fabricante do chá fermentado não-alcoólico Bearmate e da água em lata Mamba Water, e outras duas marcas alcançadas por intermédio da Escola de Negócios da Favela.

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