Na sessão ordinária realizada na terça-feira (18), no Plenário Cosme de Farias, o vereador Maurício Trindade (PP) afirmou que hoje é celebrado o Dia do Orgulho Autista. E solicitou ao prefeito Bruno Reis uma prioridade para pessoas com autismo e fibromialgia, por exemplo, na utilização de academias de ginástica públicas. “Essa ação deve beneficiar autistas, portadores de fibromialgia, Síndrome de Down e idosos, por exemplo”, afirmou o vereador.
“Quero aproveitar e parabenizar o prefeito Bruno Reis pela inauguração de 20 academias de ginástica na cidade. E, como prioridade, solicitamos que uma cota de 20% das vagas destas academias seja destinada, por exemplo, para autistas e pessoas com fibromialgia. Os portadores da fibromialgia, por exemplo, precisam da musculação como importante atividade física para ajudar na sua recuperação”, afirmou o parlamentar.
“Portanto, solicito uma cota das vagas nestas academias públicas para esses cidadãos. E incluindo também os portadores de Síndrome de Down, idosos e pessoas que têm patologias que precisam de atividades de educação física para a sua recuperação, como, por exemplo, os cidadãos com artrose no joelho e problemas na coluna”, solicitou Maurício Trindade.
Já o presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB), afirmou que é importante ouvir os profissionais que atuarão nas academias acerca da utilização destes novos equipamentos públicos.
Campanhas contra a dengue
E a vereadora Laina Crisóstomo (PSOL) frisou que ficou afastada da Câmara Municipal de Salvador por duas semanas devido a ter sido acometida pela dengue. E alertou para a alta incidência da dengue e de outras doenças causadas pelo aedes aegypti.
“Contrair dengue me fez perceber que há uma lacuna no acesso à saúde, mas também aos direitos. Ultimamente, não temos mais campanhas de vacinação da dengue em Salvador. Precisamos continuar combatendo a dengue, zika e chikungunya, provenientes do aedes aegypt”, alertou a parlamentar.