A última torre principal da ponte sobre o Grand Canyon de Huajiang foi concluída, na província de Guizhou, sudoeste da China, assinalando um marco importante na construção da ponte construída a maior altitude do mundo.
Com uma altura projetada de 625 metros entre o tabuleiro da ponte e o rio Beipanjiang abaixo, a ponte do Grand Canyon de Huajiang tem sua conclusão prevista para 2025.
Com mais de 2.890 metros de comprimento, a ponte está localizada no condado autônomo de etnia de Bouyei e Miao de Guanling, e faz parte de uma via expressa que liga o distrito especial de Liuzhi, na cidade de Liupanshui, e o condado de Anlong, no condado autônomo de etnia de Bouyei e Miao de Qianxinan, na província de Guizhou.
Wang Chaoguo, o gerente de projeto, disse que foram necessários mais de 670 dias entre o estabelecimento da fundação até à conclusão das torres principais, e que a equipe continuará trabalhando na estrutura da ponte.
Esta infraestrutura reduzirá o tempo necessário para atravessar o desfiladeiro de 70 minutos para cerca de um minuto, o que ajudará a impulsionar o desenvolvimento social e económico local, bem como a revitalização rural.
Situada entre montanhas e desfiladeiros, Guizhou abriga quase metade das 100 pontes mais altas do mundo.
(Xinhua/Tao Liang)
(Xinhua/Tao Liang)
(Xinhua/Tao Liang)
(Xinhua/Tao Liang)