sexta-feira 22 de novembro de 2024
Prefeito Bruno Reis - Foto: Valter Pontes/PMS
Home / DESTAQUE / Vereadores prestigiam a entrega de ‘Restaurante Popular’ no Subúrbio Ferroviário
sexta-feira 14 de junho de 2024 às 07:33h

Vereadores prestigiam a entrega de ‘Restaurante Popular’ no Subúrbio Ferroviário

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta última quinta-feira (13) o seu 5º Restaurante Popular Vida Nova, desta vez no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário. Com a nova unidade, localizada na Rua E, Nº 105, a capital baiana terá capacidade de distribuir 2,4 mil refeições gratuitas por dia para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O espaço foi entregue pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) e por Júnior Magalhães, secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

O equipamento vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, com capacidade de oferecer refeições para 400 pessoas por dia em quantidade adequada e nutricionalmente balanceada. O espaço se soma aos restaurantes Vida Nova de Pau da Lima, São Tomé de Paripe, Águas Claras e Periperi – estes dois últimos inaugurados respectivamente em março e abril, chegando a três unidades entregues apenas em 2024.

Bruno Reis frisou que Salvador terá em breve mais cinco restaurantes populares, que vão distribuir 5 mil refeições gratuitas por dia. “Mais quatro serão inaugurados nos próximos dias e outro até o final do ano. Portanto, 10 unidades, que a Prefeitura espalhou em regiões que têm insegurança alimentar, nos quais as pessoas terão garantido o prato na mesa, para aí sim terem condições de buscar um emprego, uma qualificação profissional, para através do trabalho garantir o seu sustento, ter autonomia e progressão social”, disse.

Foto: Valter Pontes/PMS

“Serão 5 mil refeições que a Prefeitura vai distribuir gratuitamente, sem precisar pagar um real sequer por uma refeição de qualidade. Os restaurantes populares são um verdadeiro sucesso. Aonde nós entregamos, sempre que a gente visita esses restaurantes, a gente vê a alegria e a felicidade das pessoas”, completou Bruno Reis.

Assim como os demais restaurantes Vida Nova, o local faz acolhimento e encaminhamento de famílias aos Centros de Referência de Atendimento Socioassistencial (Cras), a cursos de qualificação profissional e a outros serviços do município a fim de garantir a progressão social dos indivíduos. Além disso, terá um posto de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) para que as pessoas tenham acesso a benefícios do Governo Federal.

“Isso, sim, é cuidar de gente. Isso, sim, é programa social. Isso, sim, é combate à fome. Aqui, a família vai garantir o almoço, vai ser inscrita nos programas sociais da Prefeitura para receber os benefícios, como também o Bolsa Família. Vai ter curso de qualificação, vai ter intermediação de mão de obra para acessar o emprego, vai ter apoio de aluguel social para poder ter a sua casa. Então, é um programa amplo, mas o primeiro passo, até para que a pessoa tenha condições de avançar, é garantir a comida”, destacou Bruno Reis.

Próximos bairros

As cinco próximas unidades do Restaurante Popular Vida Nova serão criadas nos bairros de Mares, Sussuarana, Valéria, São Cristóvão e Pernambués. Como explicou Júnior Magalhães, os locais foram escolhidos por critérios técnicos, onde foram levantados o índice de insegurança alimentar de cada região, o índice de famílias em situação de extrema pobreza e o índice populacional.

“Até 6 de julho, vamos inaugurar as unidades de Valéria, de Sussuarana, de São Cristóvão e dos Mares. E a de Pernambués nós já estamos prospectando o melhor local. Só no Subúrbio, esse já é o terceiro que nós entregamos. Aqui já funciona, há muitos anos, o de São Tomé de Paripe, entregamos em abril o de Periperi e agora em Fazenda Coutos. Essa é uma ação importante de Salvador para que a gente vença a insegurança alimentar, porque a gente sabe que a fome é cruel, a fome machuca”, disse o secretário da Sempre.

O espaço é 100% climatizado com ar-condicionado e, além da praça de alimentação, tem sala de apoio, sanitários, bebedouros e cozinha. Não é preciso pagar nada pela refeição e os atendimentos são feitos por ordem de chegada.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!