O deputado federal João Carlos Bacelar (PL), conhecido no meio político baiano como “Jonga Bacelar”, usou parte de sua cota parlamentar do mês de maio conforme Gabriel Lopes, do portal Bahia Notícias, para solicitar reembolso de uma estadia em um hotel de luxo no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro.
De acordo com o Portal da Transparência da Câmara dos Deputados, o valor total gasto com uma única diária foi de R$ 4.173,66 e o parlamentar baiano ficou hospedado no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana. Localizado na Avenida Atlântica, próximo às praias de Copacabana e Ipanema, é o primeiro hotel na América do Sul com a bandeira de luxo da tradicional rede Accor.
Ainda com base na nota emitida pelo hotel, disponível na aba de hospedagem da cota parlamentar, Jonga Bacelar deu entrada no local no dia 4 de maio, um sábado, e saiu no dia seguinte. Sem atividades da Câmara em Brasília durante finais de semana, outro detalhe é que a data da estadia do deputado no Rio foi marcada por um show da rainha pop Madonna.
O show da cantora norte americana foi gratuito e atraiu mais de 1,6 milhão de pessoas justamente na praia de Copacabana.
Conforme a transparência, o reembolso do valor da hospedagem foi integral.