Lula recebeu esta semana em Brasília o presidente da Croácia, Zoran Milanovic. Foi o 24º chefe de Estado ou governo a visitar o país em um ano e meio da gestão petista, o sexto em 2024, segundo dados do Itamaraty.
Contando as viagens ao exterior, Lula soma agendas bilaterais com 64 líderes de outros países neste período. É mais que o dobro do número de presidentes ou primeiros-ministros com os quais Jair Bolsonaro se reuniu durante todo o seu mandato. O ex-mandatário teve 31 encontros em quatro anos, embora a pandemia tenha impactado compromissos internacionais dadas as restrições de viagem.
No exterior, Lula teve compromissos bilaterais com 51 líderes (alguns deles também vieram ao Brasil). E esse número vai aumentar em breve. O presidente tem programada uma viagem ao Chile em agosto, onde vai se encontrar com Gabriel Boric. Também está prevista uma visita ao Brasil por parte do presidente da Itália, Sergio Mattarella, em julho. Os dois estiveram juntos no ano passado em Roma.
Ao contrário de Lula, que tem priorizado fortalecer as relações internacionais, Bolsonaro evitava líderes não alinhados ideologicamente.
A propósito, Mauro Vieira se reuniu com 102 chanceleres desde o início do governo.
Veja os países cujos chefes de Estado ou governo se reuniram com Lula e Jair Bolsonaro: