quinta-feira 21 de novembro de 2024
Tripulação de voo internacional em momento de descanso - Foto: Reprodução/Divulgação / Boeing.
Home / CURIOSIDADES / Descubra espaços secretos nos aviões comerciais onde não se permite passageiros
sábado 8 de junho de 2024 às 14:19h

Descubra espaços secretos nos aviões comerciais onde não se permite passageiros

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


Na próxima vez que estiver em um voo de longa distância, procure por uma porta discreta na frente ou atrás do avião – você pode encontrar o lugar onde a tripulação vai relaxar. As informações são do CNN.

Existem áreas secretas em aeronaves widebody (de fuselagem larga) onde pilotos e tripulantes de cabine descansam durante voos longos. Esses espaços, inacessíveis aos passageiros, são chamados de compartimentos de descanso da tripulação e sua localização varia conforme a aeronave.

Em modelos mais novos, como o Boeing 787 ou o Airbus A350, esses compartimentos estão localizados acima da cabine principal. Em aeronaves mais antigas, podem estar no porão de carga ou na cabine principal.

Esses compartimentos vêm em pares: um para os pilotos, geralmente com dois beliches e um assento reclinável, e outro para a tripulação de cabine, com seis ou mais beliches, localizados acima da cozinha de popa, a seção na parte de trás do avião onde alimentos e bebidas são preparados.

As companhias aéreas podem configurar as áreas de descanso da tripulação quando compram um avião, mas os parâmetros são definidos por reguladores como a Administração Federal de Aviação (FAA) nos EUA ou a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no Brasil. Os reguladores exigem que essas áreas estejam em locais onde ruídos, odores e vibrações tenham efeito mínimo sobre o sono, tenham temperatura controlada e permitam ajuste da iluminação. Os beliches devem ter 198 por 76 centímetros de tamanho e pelo menos um metro cúbico de espaço ao redor.

Essas áreas de descanso se assemelham a um hotel cápsula japonês: um espaço apertado, mas aconchegante, com tomadas, luzes e todos os equipamentos de segurança necessários, como máscaras de oxigênio e interfones.

“Podem ser bastante confortáveis”, diz Susannah Carr, comissária de bordo da United Airlines. “Eles têm colchões acolchoados, controle de temperatura e roupas de cama semelhantes às usadas na classe executiva.”

Foto: Reprodução / Divulgação / Boeing

Os compartimentos de descanso são fechados durante o táxi, decolagem e pouso, e usados em turnos supervisionados pelo gerente de cabine. A tripulação de cabine pode passar cerca de 1,5 horas por voo de longo curso nessas áreas, embora isso varie conforme a companhia aérea e o horário do voo.

“Esse período de descanso é extremamente importante para nós”, afirma Karoliina Åman, comissária de bordo da Finnair. “É o momento em que descansamos e recuperamos energia para estarmos alertas durante todo o voo.”

Os pilotos têm uma área de descanso separada, geralmente próxima à cabine. Dependendo da duração do voo, podem estar até quatro pilotos a bordo, mas sempre dois na cabine. A área de descanso dos pilotos possui dois beliches e um assento equipado com entretenimento de bordo.

“Normalmente durmo muito bem lá”, diz Aleksi Kuosmanen, vice-piloto-chefe da Finnair. “A área de descanso do A350 é muito tranquila e confortável.”

Na próxima vez que você estiver em um voo de longa distância, fique atento a uma porta discreta na frente ou atrás do avião – se você vir um piloto ou comissário de bordo desaparecer dentro dela, você pode ter encontrado uma área de descanso. No entanto, lembre-se de que o acesso dos passageiros a essas áreas é proibido.

“É como a Disney – mantemos a magia a portas fechadas”, diz Carr. “Você não quer necessariamente saber que seus comissários de bordo estão dormindo um pouco, mas ficará feliz quando aparecermos depois de nossa soneca, novos em folha”.

Veja também

Prefeitura lança edital de licitação para empresa explorar quiosques na orla de Salvador

A Prefeitura de Salvador lançou edital de licitação para  a concessão de 34 quiosques e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!