domingo 30 de junho de 2024
O ex-presidente Jair Bolsonaro discursa durante evento na Câmara dos Deputados — Foto: Cristiano Mariz/O Globo
Home / DESTAQUE / Alternativas para Presidência em 2026 é o tema que tira Bolsonaro do sério
quinta-feira 6 de junho de 2024 às 07:52h

Alternativas para Presidência em 2026 é o tema que tira Bolsonaro do sério

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2026, NOTÍCIAS


Para ver Jair Bolsonaro (PL) irritado, segundo Bela Megale, do O Globo, basta tocar em um assunto: as alternativas ao seu nome para disputar a Presidência em 2026.

O ex-presidente tem repetido de acordo com a colunista, que a próxima disputa pelo Palácio do Planalto passa pelas eleições municipais deste ano e que, quem se precipitar, vai errar. Ele afirma que o pleito vai evidenciar como fica a correlação de forças políticas e será um termômetro para a disputa nacional.

Além disso, Bolsonaro confia na estratégia traçada pelo PL, para buscar sua suposta anistia, tanto na frente do Legislativo, por meio do Congresso, quanto do Judiciário.

O capitão reformado e seus aliados estão convencidos de que, em 2026, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estiver sob o comando do presidente Kassio Nunes Marques, a corte aceitará debater novamente sua inelegibilidade. Bolsonaro foi quem indicou Nunes Marques para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Como informou a colunista Malu Gaspar, nas negociações para apoiar nomes para presidir a Câmara, o PL tem colocado na mesa a condição de abraçar um projeto de lei que está em elaboração para anistiar os presos dos atos golpistas de 8 de janeiro e o próprio Jair Bolsonaro.

O ex-presidente mostrou extrema irritação com notícias que abordam a possibilidade de Tarcísio de Freitas ser o nome da direita em 2026. Em meio a críticas de aliados sobre a postura do governador de São Paulo, Bolsonaro tem feito gestos ao pupilo.

Em um encontro que tiveram nesta semana, o ex-presidente deixou claro que ataques dirigidos a Tarcísio por apoiadores como Silas Malafaia não tinham relação com ele. Bolsonaro tem acompanhado a atuação do governador junto aos ministros do STF, como Alexandre de Moraes, e avalia que Tarcísio também estaria trabalhando para que ele possa voltar ao páreo nas próximas eleições, o que não encontra nenhum respaldo na realidade.

Veja também

Ibram diz ter legitimidade para propor ações em favor do desenvolvimento do setor

Citado em pedido de liminar, na Justiça inglesa, de municípios atingidos pelo desastre de Mariana, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!