Ressaltando que o intenso trabalho que vem sendo realizado pela prefeita Edione Agostinone tem acelerado o desenvolvimento socioeconômico do município de Jaguaquara, que se consolida como cidade polo do Vale do Jiquiriçá, o deputado estadual Hassan (PP) solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), ao secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Paulo Coutinho, a implantação de uma Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) no município de Jaguaquara. Além do combate e prevenção à criminalidade, o parlamentar frisa que “a presença de uma unidade policial bem equipada e treinada permitirá o desenvolvimento de programas de policiamento comunitário, fortalecendo a relação entre a polícia e os cidadãos”.
Esse foi um dos temas discutidos pelo deputado Hassan e pela prefeita Edione Agostinone durante audiência realizada nesta segunda-feira (3), com o coronel Paulo Coutinho. “Reforçamos o nosso pedido para criação da CIPM em Jaguaquara, que contribuirá para a operacionalização de ações nos demais municípios do território, e também solicitamos o apoio na segurança dos festejos juninos da cidade, com a instalação de câmeras de reconhecimento facial para o circuito da festa de São João”, explicou Hassan.
Ao justificar sua solicitação ao Governo do Estado, através de indicação protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Hassan destacou que “Jaguaquara é um município em franco desenvolvimento socioeconômico na região, e naturalmente há um aumento nas demandas por serviços públicos, especialmente na área de segurança, razão pela qual reveste-se de grande importância a instalação de uma CIPM”. O parlamentar analisa que além dos benefícios diretos na prevenção da criminalidade, a implantação de uma CIPM em Jaguaquara não só aumentará a confiança da população nas forças de segurança, mas também incentivará a participação ativa da comunidade na prevenção de crimes”.
O parlamentar cita ainda que a localização estratégica de Jaguaquara, próxima a outras cidades e rodovias importantes, faz com que a presença de uma CIPM seja essencial para o controle e a prevenção de atividades criminosas na região, contribuindo para a segurança de todo o entorno. Hassan aponta ainda que “a proteção dos direitos a uma vida digna e à integridade física e material são as bases da segurança, um direito fundamental ao qual todas as pessoas devem ter acesso, e como tal, sua provisão é atribuída ao Estado, e a participação da sociedade efetivamente contribui para um ambiente mais seguro”.