sábado 28 de setembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Assista como foi o pouso da sonda da China no lado oculto da Lua
segunda-feira 3 de junho de 2024 às 14:48h

Assista como foi o pouso da sonda da China no lado oculto da Lua

NOTÍCIAS


A Chang’e-6 da China pousou suavemente neste último domingo (2) na cratera Apollo, situada dentro da Bacia do Polo Sul-Aitken (SPA). O processo de pouso consistiu em seis etapas: desaceleração, ajuste rápido, aproximação, pairar, evasão de obstáculos e descida lenta, somando aproximadamente 15 minutos.

O módulo de pouso e o ascendente da missão transmitiram seu primeiro lote de dados após a chegada. Esse feito foi facilitado pelo satélite de retransmissão Queqiao-2, que assegurou uma comunicação estável com os controladores na Terra.

Como foi o pouso da sonda Chang’e na Lua

Primeiro, a desaceleração ocorreu a cerca de 16 km da superfície lunar, com a sonda ajustando seu ângulo para ficar quase perpendicular à superfície. Durante a descida, um sistema autônomo de prevenção de obstáculos detectou perigos automaticamente, enquanto uma câmera de luz visível identificava uma área de pouso segura.

Ao se aproximar entre dois e três quilômetros da superfície, a sonda usou sensores ópticos para escanear a área de pouso. Em seguida, pairou, permitindo que sensores selecionassem um local adequado para que suas quatro pernas pudessem pousar uniformemente, evitando obstáculos.

A menos de 30 metros da superfície lunar, a sonda iniciou sua descida lenta, reduzindo a velocidade para dois metros por segundo até tocar suavemente a Lua. Li Xiaoning, engenheiro do Centro de Controle Aeroespacial de Pequim, afirmou à China Central Television (CCTV) que o processo de pouso foi bem-sucedido e criou um ambiente favorável para a coleta de amostras.

Assista:

Veja também

Homem agride ex-esposa com socos e cadeirada dentro de bar; veja vídeo

Leandro Moreira da Silva está foragido e é procurado pela polícia Um homem, de 42 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!